Gaudium news > Dom Marcony Vinícius Ferreira é o novo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil

Dom Marcony Vinícius Ferreira é o novo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil

O prelado, que até então era Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, tomará posse do novo cargo às 10h do dia 2 de abril, na Catedral Militar Rainha da Paz.

Dom Marcony Vinicius Ferreira e o novo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil

Brasília (14/03/2022 09:27, Gaudium Press) Na manhã do último sábado, 12, a Arquidiocese de Brasília anunciou a decisão do Papa Francisco de nomear Dom Marcony Ferreira como o novo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. O prelado, que até então era Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, tomará posse do novo cargo às 10h do dia 2 de abril, na Catedral Militar Rainha da Paz.

Através de uma nota, a Arquidiocese de Brasília felicitou Dom Marcony pela nomeação como Arcebispo Militar do Brasil. “Rendendo graças a Deus por todos os anos dedicados a evangelização na Arquidiocese de Brasília. Da mesma forma, roga ao Senhor que a sua nova missão seja repleta de frutos espirituais também ao novo rebanho que receberá seu novo pastor”, diz o texto.

O Santo Padre também aceitou a renúncia, por limite de idade, ao governo pastoral do Ordinariado Militar para o Brasil apresentada por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, C.SS.R. Segundo o cânon 401 do Código de Direito Canônico, “o Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”.

Breve biografia de Dom Marcony Ferreira

Nascido no dia 3 de março de 1964 em Brasília (DF), Dom Ferreira estudou no Seminário Bom Jesus, cursando Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima em Brasília. Especializou-se em Teologia Litúrgica no Pontifício Ateneu Sant’Anselmo e no Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade Santa Cruz de Roma.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 3 de dezembro de 1988. No dia 19 de fevereiro de 2014 foi nomeado Bispo, sendo ordenado no dia 12 de abril do mesmo ano. Entre inúmeros cargos foi pároco e vigário episcopal. É o responsável pela Comissão de Liturgia da Região centro-oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas