Gaudium news > História, Oração e Frases de Santa Ângela Mérici

História, Oração e Frases de Santa Ângela Mérici

A Liturgia Católica celebra no dia de hoje, 27 de janeiro, a memória de Santa Ângela Mérici, fundadora da Companhia de Santa Úrsula.

Santa Angela Merici 2

Redação (27/01/2023 09:07, Gaudium Press) Nascida no dia 21 de março de 1474, na cidade italiana de Desenzano del Garda, Santa Ângela buscava amar a Deus desde sua infância, dedicando sua ainda curta vida à oração e à penitência. Seu pai costumava lhe contar as histórias de vida dos Santos, lhe incentivando a seguir o mesmo caminho.

Com o coração desejoso de levar uma vida mais austera e penitencial, aos 20 anos dedicou-se às obras de misericórdia espirituais e corporais, servindo jovens que corriam riscos morais. O seu trabalho foi aprovado através de um sonho, no qual via jovens com coroas de lírios caminhando para o céu.

Uma segunda visão celeste fez com que ela decidisse realizar uma peregrinação pelos lugares sagrados, como Mântua, o Monte Sagrado de Varallo e a Terra Santa. Neste momento da vida, a Santa perdeu a visão. Resignada e após aceitar essa cruz dada pela Providência Divina, Ângela teve a visão recuperada enquanto rezava diante do Crucifixo.

Em 1525 foi em uma romaria até Roma, onde alicerçou seu carisma. No dia 25 de novembro de 1535, Santa Ângela fundou a “Companhia de Santa Úrsula”. A regra da Ordem era estar fora do convento dedicando-se à instrução e à educação de mulheres, com voto de obediência ao Bispo e à Igreja. Sua proposta era, através das mulheres, santificar a família e a sociedade inteira.

No dia 27 de janeiro de 1540, aos 66 anos de idade, Santa Ângela entregou sua alma a Deus. Seus restos mortais são conservados na igreja de Santa Afra, na Bréscia. Em 1544, o Papa Paulo III elevou a “Companhia de Santa Úrsula” a um Instituto de Direito Pontifício. Em 1768, o Papa Clemente XIII beatificou Ângela Mérici e, em 24 de maio de 1807, ela foi canonizada pelo Papa Pio VIII.

Santa Angela Merici 1

Frases de Santa Ângela Mérici

01 – “A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família”.

02 – “Faça agora o que gostaria de ter feito quando chegar a hora de morrer”.

03 – “Esforce-se para ser fiel ao que Deus o chamou”.

04 – “Considere que o diabo não dorme, mas busca nossa ruína de mil maneiras”.

05 – “Tenha cuidado ao tentar conseguir algo pela força”.

06 – “Você conseguirá mais com palavras amáveis ​​e maneiras corteses do que com raiva ou repreensão severa, que nunca deve ser usada exceto em extrema necessidade”.

07 – “Reflita que você realmente tem uma necessidade maior de servir do que a importância que seus serviços podem ter para os outros”.

08 – “Devemos dar esmolas. A caridade ganha almas e as atrai para a virtude”.

09 – “Permaneça nos ensinamentos conservadores da Igreja, estabelecidos e confirmados por tantos santos sob a inspiração do Espírito Santo. E viva uma nova vida. Ore e faça os outros orarem, para que Deus não abandone Sua Igreja, mas a reforme como Ele quer, e como Ele vê melhor para nós, e mais para Sua honra e glória”.

10 – “Não desanime, mesmo que descubra que lhe faltam as qualidades necessárias para o trabalho para o qual foi chamado. Aquele que te chamou não te abandonará, e na hora que você precisar, ele estenderá sua mão salvadora”.

Santa Angela Merici

Oração a Santa Ângela Mérici

Oh! Deus, que por meio de nossa Mãe Santa Ângela iniciou-se uma nova Ordem das virgens santas que floresceu na Tua Igreja, concedei, por sua intercessão, que possamos imitar as suas virtudes angelicais, e abandonando todas as coisas terrenas, para que possamos ser considerados digno da felicidade eterna, através de Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas