Gaudium news > Arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana pede orações pela paz na Ucrânia

Arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana pede orações pela paz na Ucrânia

Arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana pede que os fiéis rezem com fervor pela paz e independência da Ucrânia diante da ameaça russa

international gb61454671 640

Redação (20/01/2022 17:20, Gaudium Press): O Arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, Dom Volodemer Koubetch, publicou uma carta, na qual pede que toda a Igreja Católica no Brasil – dos ritos latino e oriental – reze pela paz no Leste Europeu, de modo particular pela Ucrânia.

Na carta publicada pela Regional Sul 2 da Conferência Episcopal Brasileira, Dom Volodemer Koubetch relata que a Ucrânia está em conflito com a Rússia desde 2014. Recentemente o país sofre fortes ameaças de uma nova invasão militar russa.

O Arcebispo explica que a invasão da Ucrânia pela Rússia resultaria na restauração do “antigo império de dominação, escravidão e morte”.

O conflito começou com a anexação da Crimeia, por parte da Rússia. Desde então a guerra já fez 14 mil mortos ucranianos, mais de 30 mil feridos e 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pela disputa.

Na missiva, Volodemer Koubetch explica que meio milhão de brasileiros são descendentes de ucranianos e que muitos têm seus familiares nas províncias ameaçadas, o que faz da guerra na Ucrânia “um assunto do Brasil, como país e como Igreja”.

No próximo dia 22 de janeiro se celebra o dia da unificação da Ucrânia. Dom Volodemer pede que nos dias 22 e 23 a intenção pela unidade, prosperidade, paz e independência da Ucrânia face à ameaça russa esteja presente nas Santas Missas. (FM)

21

Brasão episcopal de D. Volodemer Koubetch

A íntegra da carta pode ser lida a seguir:

Às Igrejas Católicas no Brasil: do rito latino e dos ritos orientais

PEDIDO DE ORAÇÃO PELA PAZ NA UCRÂNIA

“Em solidariedade ao povo e nação ucraniana e à Igreja que sofre na Ucrânia, tanto a Latina quanto a Bizantina, em nome da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, com sede em Curitiba (PR), e também da Representação Central Ucraniano Brasileira, encabeçada pelo Dr. Vitório Sorotiuk, venho humildemente solicitar a todas as Igrejas Católicas no Brasil – a latina e as orientais melquita, maronita, armena e a própria Igreja Católica Ucraniana – congregadas na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a orarem pela paz no Leste Europeu e, principalmente, na Ucrânia.”

“Desde 2014, a Ucrânia padece com a ocupação ilegal da Crimeia e com a guerra de agressão nas províncias do leste ucraniano de Donetsk e Luhansk. Esta guerra já custou à Ucrânia mais de 14.000 mortos, mais de 30.000 feridos e 1,5 milhão de deslocados internos. Há vários meses, a Rússia está novamente ameaçando uma nova invasão do território soberano ucraniano para restabelecer seu antigo império de dominação, escravidão e morte.”

“Os ucranianos fazem parte da nação brasileira. Mais de meio milhão de brasileiros são descendentes de ucranianos e tem suas famílias na Ucrânia, sob a ameaça russa. A questão ucraniana é também um assunto do Brasil, como país e como Igreja. O Brasil é uma nação democrática, hospitaleira, multicultural, solidária e cristã, cujo povo sempre demonstrou enorme solidariedade diante dos sofredores e atuou exemplarmente em frentes humanitárias.”

“22 de janeiro é o Dia da Unificação da Ucrânia, uma ocasião apropriada para intensificar o humanismo e a solidariedade. Diante da situação dramática vivida pelos nossos irmãos e irmãs ucranianos, peço que nos dias 22 e 23 de janeiro, nas celebrações da Santa Missa, seja colocada a intenção de um fervoroso pedido de unidade, prosperidade e paz, em apoio à independência da Ucrânia e para impedir uma nova invasão russa.”

“Confiante na força da oração, agradeço e peço que a bênção e a paz de Deus alcancem os vossos corações.”

Dom Volodemer Koubetch

(Arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista)

Padre Valdecir Badzinski

(Secretário executivo da CNBB Sul 2)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas