Gaudium news > Papa diz que São José é modelo de coragem

Papa diz que São José é modelo de coragem

Na última audiência pontifícia de 2021, nesta quarta-feira, o Papa Francisco fez uma comparação entre São José, justo e corajoso, e o tirano Herodes

Sao Jose

Redação (29/12/2021 13:00, Gaudium Press) Na última audiência pontifícia do ano, o Papa Francisco pronunciou sua catequese novamente sobre a figura de São José.

Herodes, tomando conhecimento do nascimento do Menino Jesus, ordena o massacre em Belém. Mas São José é prevenido em sonhos pelo Anjo e foge.

A fuga para o Egito: grande adversidade para a Sagrada Família

Francisco explicou que a fuga da Sagrada Família foi uma grande prova para eles que tiveram que enfrentar: a humilhação, o medo e a dor.

O Papa comparou essa situação a de tantas outras pessoas nos dias de hoje e afirmou que “a causa é quase sempre a mesma: a arrogância e a violência dos poderosos”.

Holocausto dos inocentes aborto aprovado

O perigo da tirania

“Encontramos diante de nós duas personalidades opostas: por um lado, Herodes com a sua ferocidade e, por outro, José com o seu esmero e a sua coragem.”

Herodes é cruel e está disposto a conservar seu poder mesmo se for necessário matar. Francisco explicou que Herodes é símbolo de todos os tiranos ao longo da história.

Porém, advertiu que cada um de nós pode se tornar um tirano se procurarmos prejudicar os outros para sanar nossos medos.“Também nós temos dentro do coração a possibilidade de sermos pequenos Herodes.”

São José e Herodes, dois opostos

Do lado oposto à figura de Herodes, há São José, homem justo! “Herodes e José são dois personagens opostos, que refletem as duas faces da humanidade de sempre”, disse Francisco.

São José da prova de coragem ao obedecer o Anjo. “A coragem é sinônimo de fortaleza que, com a justiça, a prudência e a temperança, faz parte do grupo de virtudes humanas chamadas ‘cardeais’, explicou o Papa.

São José mostra que a coragem é uma virtude necessária, pois a vida quotidiana exige coragem: “Não é possível viver sem coragem para enfrentar as dificuldades de cada dia”, concluiu Francisco.

O “Caminho da Sagrada Família” interliga lugares percorridos por Jesus, Maria e José na fuga para o Egito para escapar da violência do rei Herodes.

São José: modelo de coragem na Providência

A lição de São José é que mesmo diante das adversidades da vida devemos agir com coragem na Providência Divina.

Como conclusão para sua catequese, o Papa se recordou de todos aqueles que tiveram que deixar sua terra natal:

“São José, vós que experimentastes o sofrimento de quem deve fugir vós que fostes obrigado a fugir para salvar a vida dos entes mais queridos, amparai todos aqueles que fogem por causa da guerra, do ódio e da fome. Ajudai-os nas suas dificuldades, fortalecei-os na esperança e fazei com que encontrem acolhimento e solidariedade. Guiai os seus passos e abri o coração de quantos os podem ajudar. Amém!” (FM)

Com informações VaticanNews.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas