Gaudium news > Papa inaugura o ano acadêmico da Universidade do Sagrado Coração, em Milão

Papa inaugura o ano acadêmico da Universidade do Sagrado Coração, em Milão

Em uma vídeo-mensagem, o Papa Francisco dirigiu um discurso pela inauguração do ano acadêmico da Universidade Católica do Sagrado Coração, de Milão

Papa Audiencia 2 768x341 1

Redação (20/12/2021 13:00, Gaudium Press) Como forma de celebrar o início do ano acadêmico da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, o Papa Francisco dirigiu uma vídeo-mensagem ontem, 19 de dezembro, pela ocasião.

A mensagem do Pontífice foi transmitida na Aula Magna da universidade e foi antecedida pela celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Milão, Monsenhor Mário Delpini, na basílica de Santo Ambrósio.

100 anos de fundação

A Universidade também está comemorando seus 100 anos de fundação e o discurso do Papa reconheceu-a como “uma grande instituição cultural” que rendeu serviços à educação.

“Uma importante tradição educativa é reconhecida, que se tornou possível graças ao compromisso de centenas de homens e mulheres e testemunhada pelos milhares de diplomados”.

Francisco ressaltou a identidade da Universidade do Sagrado Coração que é: “clara e imutável, mas que não rejeita, pelo contrário, respeita e acolhe as diferentes sensibilidades, com a consciência que é a partir de uma confrontação franca e respeitosa com os outros que a condição humana floresce”.

Papa 768x337 1

Educar é acender um fogo e a esperança do futuro

Utilizando uma metáfora para explicar o que é educar, o Papa explicou que educar é acender uma chama. A Universidade Católica espalha esse fogo através do contato pessoal que compartilha o conhecimento.

Outra palavra que marcou o discurso do Papa, foi a “esperança”. A esperança se opõe à cultura do individualismo “que diminui o valor da solidariedade e favorece a cultura do desprezo”. Ora, quem educa olha o futuro com esperança favorecendo aos estudantes uma formação integral.

Por isso, explicou Francisco que a “abertura e acolhida em relação aos outros são particularmente importantes, pois favorecem um laço de solidariedade entre as gerações e combate os desvios do individualismo presentes em nossa cultura”.

Uma nova maneira de pensar as soluções

Em seguida, o Papa recordou o Pacto Mundial pela Educação e elogiou a Universidade Católica do Sagrado Coração por seus projetos de cooperação internacional, que ajuda todos os anos estudantes necessitados e pela atenção que dedica a eles e aos enfermos.

Referindo-se ao mundo atual, Francisco disse que é necessário conceber uma nova maneira de pensar a fim de obter soluções para “o meio-ambiente, a economia, o social e a demografia”.

Francisco incentivou os estudantes a guardarem a esperança, sobretudo nesse período de pandemia, e a não se contagiar pelo “vírus do individualismo”. Recomendou que eles não se tornem tradicionalista enraizado mas que se “alimentem da raiz para crescer e avançar”.

Por fim, Francisco evocou a palavra “serviço”. Durante este século, a Universidade mostrou várias vezes seu serviço fiel à Igreja e à sociedade e o Papa desejou que essa seja uma marca de toda a comunidade acadêmica.  (FM)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas