Gaudium news > Por que Santa Luzia é a Santa protetora dos olhos?

Por que Santa Luzia é a Santa protetora dos olhos?

Os milagres atribuídos à sua intercessão a tornaram uma das santas mais invocadas, sobretudo quando se pede a cura para doenças dos olhos ou cegueira.

Por que Santa Luzia e a Santa protetora dos olhos

Redação (13/11/2022 08:52, Gaudium Press) Santa Luzia é tradicionalmente conhecida e invocada como a Santa protetora dos olhos. Mas você sabe como é que ela ganhou esse título?

Voto de castidade perpétua

Para explicar é necessário recorrer a história de Santa Luzia, que pertencia a uma família católica italiana muito rica. Sua formação religiosa foi tão boa que ainda jovem fez um voto de castidade perpétua.

Após a morte de seu pai, a mãe da Santa revelou que desejava que ela se casasse com um jovem pagão. Luzia então pediu um tempo para refletir e seguiu em romaria até o túmulo Santa Ágeda, mártir. Ali sentiu que Deus desejava que ela mantivesse seu voto de virgindade.

Ciente dos sofrimentos pelos quais passaria por conta de sua decisão, Santa Luzia vendeu tudo o que tinha e deu aos pobres. Ao negar oferecer sacrifício aos deuses e quebrar o seu voto de castidade, foi condenada pelas autoridades pagãs a ser decapitada.

Por que Santa Luzia e a Santa protetora dos olhos 2

Melhor não enxergar do que renegar a Fé

Uma antiga tradição oral diz que, Santa Luzia chegou a arrancar os próprios olhos e entregá-los ao seu carrasco, simbolizando que ela preferia não enxergar ao invés de renegar sua Fé cristã.

Antes de ser decapitada e morta, Santa Luzia fez uma verdadeira profissão de Fé diante de todos os presentes, ressaltando que não adoraria os deuses pagãos. “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade”, afirmou categoricamente.

A devoção a Santa Luzia se espalhou rapidamente pelos cristãos e ela de tal forma foi vista como um exemplo de Fé, que o Papa Gregório Magno a incluiu no cânone da Santa Missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a tornaram uma das santas mais invocadas, sobretudo quando se pede a cura para doenças dos olhos ou cegueira.

Oração a Santa Luzia

Santa Luzia, que mantivestes a Fé e a confiança em Deus, mesmo tendo passado por um grande sofrimento, ajudai-me a não duvidar da Proteção Divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas também espiritual, e atendei este meu pedido (fazer o pedido). Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha força para mantê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, e para que possa contemplar as maravilhas do Universo, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Oh, minha querida Santa Luzia, agradeço-te por teres ouvido a minha súplica. Santa Luzia rogai por nós! Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas