Gaudium news > Como surgiu o primeiro presépio da História?

Como surgiu o primeiro presépio da História?

O piedoso costume de se montar presépios por ocasião do Natal, recordando o nascimento do Menino Jesus, se expandiu pelo mundo. Mas quando teve origem essa tradição?

Como surgiu o primeiro presepio da Historia

Redação (15/12/2022 15:55, Gaudium Press) A tradição de se montar presépios teve origem com São Francisco de Assis, no ano de 1223. Na ocasião, o Santo queria explicar aos camponeses da cidade italiana de Greccio o mistério do nascimento do Menino-Deus.

Apesar da atenção e respeito dos fiéis presentes, os mesmos não davam mostras de terem realmente compreendido. Foi então que, inspirado pela Providência Divina, São Francisco teve uma brilhante ideia para se tornar mais didático aos iletrados habitantes de Greccio.

Vaticano expoe 100 presepios em mostra internacional 2

Um milagroso prodígio

O Santo mando que lhe trouxessem uma imagem do Menino Jesus, uma manjedoura, palhas, um boi e um burro. Em pouco tempo, se compôs a cena: no centro, a manjedoura com as palhas; no fundo, os dois pacíficos animais. Faltava apenas a imagem do Menino Jesus.

Diz a tradição que no momento em que, com grande devoção e ternura, São Francisco tomou a imagem do Menino Deus em suas mãos, operou-se um incrível prodígio. Diante dos olhos maravilhados de todos a imagem tomou vida e sorriu para Francisco, que lhe abraçou e o deitou nas palhas da manjedoura.

presepio de natal 2

O Presépio de São Francisco

Os camponeses ajoelharam-se em atitude de adoração, enquanto o Menino Jesus sorriu mais uma vez e deu uma bênção a todos os que estavam ali prostrados aos seus pés. Em seguida, voltou a ser uma imagem inanimada, entretanto, a lembrança viva do Menino Deus e de seu sorriso permaneceu na memória de todos.

Desde então, os habitantes de Greccio passaram a montar todos os anos o “presépio de São Francisco”, na esperança de que o milagre se renovasse. Apesar da imagem não tomar mais vida, é certo que os devotos do Menino Deus nunca deixaram de receber as mesmas graças natalinas que receberam aquelas testemunhas do primeiro presépio da história.

presepio napolitano

Tradição que se espalhou pelo mundo

O piedoso costume de se montar presépios por ocasião do Natal, recordando o nascimento do Menino Jesus, se expandiu pelo mundo e atualmente podemos ver presépios de todos os tamanhos, formas e materiais (barro, madeira, porcelana, areia, chocolate, etc).

O nome presépio vem do latim ‘praesaepe’, que significa manjedoura. Normalmente os presépios são montados no primeiro domingo do tempo litúrgico do Advento e são desmontados no dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas