Gaudium news > Festa de Nossa Senhora Achiropita reconhecida como manifestação cultural nacional

Festa de Nossa Senhora Achiropita reconhecida como manifestação cultural nacional

Essa celebração católica atrai anualmente por volta de 200 mil visitantes de todo o Brasil, público maior do que o registrado em evento similar na Itália.

Festa de Nossa Senhora Achiropita reconhecida como manifestacao cultural nacional 1

Redação (24/11/2021 17:02, Gaudium Press) A Festa de Nossa Senhora Achiropita, tradicionalmente realizada durante o mês de agosto na cidade de São Paulo, foi reconhecida pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados como manifestação cultural nacional. O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Esta primeira fase de reconhecimento ocorreu através da aprovação do Projeto de Lei 2475/21. O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) destacou que “por ter recebido grande leva de imigrantes italianos no final do século 19 e início do século 20, o Brasil tornou-se um notável legatário de tradições advindas das regiões da Itália, entre as quais a devoção à Nossa Senhora Achiropita”.

Festa de Nossa Senhora Achiropita reconhecida como manifestacao cultural nacional 2

Festividade atrai anualmente por volta de 200 mil visitantes de todo o Brasil

Já o autor da proposta, deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), destacou que essa celebração católica atrai anualmente por volta de 200 mil visitantes de todo o Brasil, público maior do que o registrado em evento similar na Itália.

Além disso, Zuliani recordou ainda que toda a renda arrecadada durante a festividade, que normalmente conta com o trabalho de mais de mil voluntários, é usada para financiar e manter obras sociais da Igreja Católica.

Festa de Nossa Senhora Achiropita reconhecida como manifestacao cultural nacional 3

Breve história de Nossa Senhora Achiropita

Por volta do século VII, uma pintura de Nossa Senhora foi retratada de forma milagrosa em uma igreja católica localizada na cidade italiana de Rossano, região da Calábria. A origem desse quadro inspirou o nome dessa invocação mariana, pois “achiropita” significa que não foi feito por mãos humanas, mas através da intervenção divina. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas