Gaudium news > Monsenhor Antônio Luiz Catelan é nomeado Bispo auxiliar do Rio de Janeiro

Monsenhor Antônio Luiz Catelan é nomeado Bispo auxiliar do Rio de Janeiro

O sacerdote é vigário paroquial na Arquidiocese do Rio de Janeiro, e professor de Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Monsenhor Antonio Luiz Catelan e nomeado Bispo auxiliar do Rio de Janeiro

Redação (24/11/2021 09:11, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 24, o Papa Francisco nomeou do monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, do clero da Diocese de Umuarama (PR), como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Atualmente, o sacerdote é vigário paroquial na paróquia São José da Lagoa, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, e professor de Teologia Dogmática no Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Biografia do Monsenhor Antônio Luiz Catelan

Nascido no dia 2 de fevereiro de 1970, em Cidade Gaúcha, Diocese de Umuarama, no Estado do Paraná, Monsenhor Catelan estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR), em 1989, e Teologia no Instituto Paulo VI, em Londrina (PR), em 1994. Especializou-se em Teologia Dogmática, obtendo o mestrado na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, em 2002, e o doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, em 2011.

Sua ordenação ocorreu no dia 5 de fevereiro de 1995, tendo sido incardinado na Diocese de Umuarama, na qual desempenhou as seguintes funções: pároco de São Paulo Apóstolo, coordenador Diocesano de Pastoral, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, administrador paroquial de Nossa Senhora do Rocio em Tapira (PR), reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia, pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Umuarama, e vigário geral.

Foi diretor e professor do Instituto de Filosofia Rainha dos Apóstolos em Umuarama e do Instituto Teológico Paulo VI em Londrina, professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, do Seminário Redemptoris Mater, em Brasília (DF), da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília e do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico no Rio de Janeiro.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi subsecretário adjunto de Pastoral, membro do Instituto Nacional de Pastoral e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé. Além disso, é secretário da Fundação Ratzinger do Brasil e membro da Comissão Teológica Internacional desde 2014. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas