Gaudium news > Entrega do Prêmio Ratzinger 2021 será realizada neste sábado

Entrega do Prêmio Ratzinger 2021 será realizada neste sábado

O Prêmio Ratzinger é concedido a estudiosos que se distinguiram por méritos particulares na publicação e/ou pesquisa científica.

Entrega do Premio Ratzinger 2021 sera realizada neste sabado 1

Cidade do Vaticano (12/11/2021 17:22, Gaudium Press) No próximo sábado, 13 de novembro, o Prêmio Ratzinger será entregue pelo Papa Francisco a dois teólogos alemães: Hanna-Barbara Gerl-Falkovitz e o professor Ludger Schwienhorst-Schönberger.

Os dois vencedores do Prêmio Ratzinger 2020, o professor Jean-Luc Marion (França) e a professora Tracey Rowland (Austrália), também estarão presentes, pois, no ano passado a pandemia forçou o cancelamento da audiência papal.

Prêmio Ratzinger

O Prêmio Ratzinger, principal iniciativa da Fundação do Vaticano Joseph Ratzinger – Bento XVI, é concedido a estudiosos que se distinguiram por méritos particulares na publicação e/ou pesquisa científica. Recentemente se ampliou para as artes de inspiração cristã.

Este prêmio é concedido desde 2011 a dois ou três estudiosos anualmente. Os nomes dos candidatos ao prêmio são propostos pela Comissão científica da Fundação para a aprovação do Papa. Até a atual edição de 2021, 24 estudiosos foram premiados e são provenientes de 15 países. O único brasileiro a receber o prêmio foi o Padre jesuíta Mário de França Miranda, professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2015.

Biografia dos premiados em 2021

Hanna-Barbara Gerl-Falkovitz, nascida em 1945 em Oberwappenhöst (Alemanha). Estudou filosofia, estudos alemães e Ciência Política nas Universidades de Munique e Heidelberg. Ela recebeu seu doutorado em Filosofia em 1971 e sua habilitação em 1979 pela Universidade de Munique. É professora emérita de Filosofia das religiões e ciências religiosas comparativas na Universidade de Dresden, onde lecionou de 1993 a 2011. Gerl-Falkovitz é uma notável especialista nos estudos sobre Edith Stein e Romano Guardini, dos quais ela também é editora da respectiva Opera Omnia. Ela membro da Presidência do Instituto Europeu de Filosofia e Religião no Phil.-Theol. Hochschule Benedikt XVI em Heiligenkreuz/Vienna.

Prof. Ludger Schwienhorst-Schönberger, nascido em 1957 em Lüdinghausen (Alemanha). Estudou Filosofia, Teologia e Sagrada Escritura em Munique. Obteve seu doutorado em 1989 e sua habilitação em 1992 na Universidade de Münster. Desde 1993, ensina exegese do Antigo Testamento e Língua hebraica na Universidade de Passau. Desde 2007 é também professor de Antigo Testamento na Universidade de Viena. Schwienhorst-Schönberger é considerado um dos principais especialistas do Livros da Sabedoria e, em particular, do Cântico dos Cânticos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas