Gaudium news > “Deus nos acompanha sobretudo em nossas dores”, assegura o Papa Francisco

“Deus nos acompanha sobretudo em nossas dores”, assegura o Papa Francisco

A dor permanece um mistério, mas neste mistério podemos descobrir de uma nova maneira a paternidade de Deus que nos visita nas provações.

Deus nos acompanha sobretudo em nossas dores assegura o Papa Francisco 1

Cidade do Vaticano (04/11/2021 14:28, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, o Papa Francisco celebrou a missa em sufrágio pelos Cardeais e Bispos falecidos nos últimos doze meses. O tema central de sua homilia foi baseado no seguinte trecho bíblico: “É bom esperar em silêncio a salvação do Senhor” (Lam 3,26).

O Pontífice iniciou ressaltando a necessidade de se aprender a arte de esperar o Senhor. “Esperando-o mansamente, com confiança, banindo fantasmas, fanatismos e clamores; preservando, especialmente em tempos de provações, um silêncio cheio de esperança. É assim que nos preparamos para a última e maior prova da vida, a morte”, afirmou.

A aflição leva a mente a se deter em momentos difíceis

Francisco explicou que antes existem as provações, a cruz, para a qual pedimos ao Senhor a graça de saber esperar por sua salvação. Devemos primeiro amadurecer neste aspecto pois “diante das dificuldades e problemas da vida, é difícil ser paciente e permanecer serenos”.

“Muitas vezes somos tomados pela irritação e desconforto, e levados ao pessimismo e resignação. Na provação, nem mesmo boas lembranças do passado podem consolar, porque a aflição leva a mente a se deter em momentos difíceis”, alertou.

Deus nos acompanha sobretudo em nossas dores assegura o Papa Francisco 2

Deus se aproxima para nos salvar

No exato momento em que parece que estamos no fundo do poço, no abismo, na angústia da nossa desorientação, Deus se aproxima para nos salvar e nos apresenta uma mudança de rota. “No auge da dor, os que estão unidos ao Senhor veem que Ele derruba o sofrimento, transforma-o em uma porta através da qual entra a esperança”, assegurou.

O Santo Padre esclarece que “esta reviravolta não é porque os problemas desapareceram, mas porque a crise se tornou uma misteriosa oportunidade de purificação interior. A prosperidade, de fato, muitas vezes nos torna cegos, superficiais e orgulhosos. Por outro lado, a passagem pela provação, se ela for vivida no calor da Fé, apesar de sua dureza e lágrimas, faz com que renasçamos e nos encontremos diferentes do passado”.

Deus nos acompanha sobretudo em nossas dores assegura o Papa Francisco 3

Na dor encontramos a esperança

Recordando as palavras de São Gregório de Nazianzo, “nada mais do que sofrimento leva à descoberta de coisas novas”, Francisco destacou que “Deus nos acompanha sobretudo em nossas dores, como um pai que ajuda seu filho a crescer bem estando ao seu lado nas dificuldades sem tomar o seu lugar. E, antes de chorarmos, a emoção já tomou conta dos olhos de Deus Pai. A dor permanece um mistério, mas neste mistério podemos descobrir de uma nova maneira a paternidade de Deus que nos visita nas provações, e vem dizer, com o autor das Lamentações: ‘O Senhor é bom para aqueles que esperam n’Ele, para aqueles que O buscam’ (v. 5)”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas