Gaudium news > Francisco visitará a Coreia do Norte?

Francisco visitará a Coreia do Norte?

O Vaticano se prepara para uma eventual viagem do Papa Francisco à Coreia do Norte, informou o Prefeito da Congregação para o Clero, D. Lázaro You Heung-sik

Tensão entre as coreias

Redação (03/11/2021 9:30, Gaudium Press) No passado 29 de outubro, durante o encontro entre Francisco e o presidente sul coreano, Moon Jae-in, este pediu que o Pontífice fosse à Coreia do Norte para levar a paz às duas nações. Francisco respondeu que iria caso recebesse um pedido oficial das autoridades norte-coreanas.

Se uma viagem até a Coreia do Norte acontecerá ou não, só o futuro dirá. Mas segundo declarou o prefeito da Congregação para o Clero, Monsenhor Lázaro You Heung-sik, o Vaticano se organiza para uma possível visita do papa ao país oriental.

“É fato que a Santa Sé se esforça para criar circunstâncias de diferentes formas para que o Pontífice possa ir à Coreia do Norte”, confirmou Monsenhor You.

O Prefeito da Congregação para os Clérigos confirmou que houve um encontro entre os responsáveis do Vaticano e a embaixada norte coreana de Roma.

Em uma entrevista à imprensa, Monsenhor Lázaro You declarou que ficou emocionado quando soube da disponibilidade do Papa de ir à península. E desde então tem rezado nesta intenção.

Contudo, Monsenhor Lazare You explicou que independentemente da visita, o Vaticano está apto a dar uma ajuda humanitária à Coreia do Norte

Não é a primeira vez que se fala de uma possível visita papal à Coreia do Norte. Em 2018, Moon Jae-in, o presidente sul-coreano transmitiu a Francisco um convite oral de Kin Jong-un para visitar a Coreia do Norte. Francisco disse que estava pronto a ir, caso recebesse um pedido oficial. A viagem nunca aconteceu.

Se a viagem se concretizar, esta será a primeira vez que um Papa visitará um dos países mais isolados do mundo.

Nenhuma religião pode ser publicamente manifestada na Coreia do Norte. Embora a constituição norte-coreana permite a liberdade religiosa, desde que a religião praticada não interfira nas decisões do estado. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas