Gaudium news > São José: Padroeiro da Boa Morte

São José: Padroeiro da Boa Morte

Assistido por Jesus e Maria, São José passou desta vida para a eternidade. Por isso, a Santa Igreja o declarou como padroeiro da Boa Morte para interceder por todos os que estão na derradeira hora

Sao Jose

Redação (02/11/2021 17:00, Gaudium Press) Esposo de Maria Santíssima, Chefe da Sagrada Família, Protetor da Santa Igreja, Terror dos demônios,… são muitos os títulos de São José.

Com efeito, dentre as numerosas invocações que podemos atribuir ao Santo Patriarca, uma merece especial atenção no dia dos finados. São José é o padroeiro da Boa Morte.

Embora, nós católicos saibamos que a morte é apenas uma passagem da vida atual para a verdadeira vida, a eterna. O falecimento de um parente, de um ente querido ou de um amigo não impede a dor da separação, ainda que a fé nos diga que se trata de uma separação temporária.

De fato, castigo pelo pecado original, a morte é um fato com o qual todos os homens e mulheres serão, mais cedo ou mais tarde, confrontados.

A morte é um momento decisivo da vida e o mais importante, no qual está em jogo o destino eterno da pessoa. Como diz a Escritura: “Quando cai uma árvore, à direita ou à esquerda, lá onde cai, permanecerá” (Ecl 11, 3) É por isso que, conhecendo a importância da derradeira hora, o inimigo da salvação usa todas as artimanhas para nos fazer perder o tesouro da salvação.

Por esta razão, diariamente recorremos a Nossa Senhora na Ave-Maria: “rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”, para que no derradeiro momento Ela nos seja favorável.

Além de Nossa Senhora, a Santa Igreja confiou a São José as pessoas doentes e, sobretudo, os agonizantes e moribundos. Com efeito, São José foi uma das poucas pessoas da História que na hora da morte foi assistido por Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora.

Antes de fechar seus olhos, São José viu Nossa Senhora e Nosso Senhor Jesus Cristo, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Quando cruzou os portais da morte, São José viu a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, Deus Pai, consubstancial ao Filho.

Em sua sabedoria, a Santa Igreja quer confiar a proteção de São José todos os que estão nos seus momentos finais para que sejam assistidos por Jesus e Maria, assim como foi São José. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas