Gaudium news > História dos primeiros séculos da Igreja é tema de congresso no Vaticano

História dos primeiros séculos da Igreja é tema de congresso no Vaticano

O encontro pretende determinar quais elementos podem ser considerados certos, prováveis ou superados dentro da história da Igreja.

Historia dos primeiros seculos da Igreja e tema de congresso no Vaticano

Redação (27/10/2021 12:19, Gaudium Press) Entre os dias 27 a 29 de outubro, o Comitê Pontifício de Ciências Históricas realizará, em colaboração com a Universidade Católica de Lyon, uma Conferência Internacional de estudos no Instituto Maria Santíssima Bambina, Vaticano, intitulada ‘Pesquisa sobre a história dos primeiros séculos da Igreja’.

Promover o estudo da história da Igreja

Segundo o presidente do Comitê Pontifício de Ciências Históricas, Padre Bernard Ardura, esta instituição “está encarregada de promover o estudo da história da Igreja, ou seja, dos vinte séculos que nos separam da vida terrena de Jesus e seus apóstolos”.

“Nos últimos anos, o Papa Francisco tem insistido na necessidade de que o Comitê promova uma colaboração fecunda no âmbito científico não apenas com as instituições acadêmicas católicas, mas também com todos os historiadores e especialistas nas ciências auxiliares da história, dispostos a trabalhar juntos na busca da verdade, tendo em conta unicamente sua competência científica”, acrescentou.

presidente do Comite Pontificio de Ciencias Historicas Padre Bernard Ardura

Uma resposta ao chamado do Santo Padre

O Padre Ardura ressaltou que ao organizar o programa desta conferência, quis responder ao chamado do Santo Padre para “trabalhar com estudiosos de todas as procedências científicas, das mais variadas sensibilidades culturais e das mais diversas abordagens historiográficas”.

Por conta disso, o comitê consultou especialistas em geografia e história dos primeiros séculos, das rotas comerciais e a economia no mundo romano e na Ásia, tendo uma atenção especial nos movimentos da diáspora judaica e nos itinerários dos primeiros missionários. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas