Gaudium news > Francisco García Léon, martirizado porque usava o escapulário

Francisco García Léon, martirizado porque usava o escapulário

Fiel ao uso do escapulário,  o jovem Francisco foi condenado à prisão onde foi martirizado. Francisco García Léon é um dos mais jovens beatos da Guerra Civil espanhola

FranciscoGarcia DiocesisCordoba 20102021

Redação (26/10/2021 05:30, Gaudium Press) Dentre os 128 novos beatos espanhóis recentemente beatificados, destaca-se a figura de Francisco García Léon. Este jovem de apenas 15 anos era o mais novo de todos e foi morto na perseguição religiosa que aconteceu durante a guerra civil espanhola.

Francisco era um dos poucos jovens de seu vilarejo que continuava assistindo diariamente a Missa e comungando apesar da perseguição cada vez mais feroz.

Raízes católicas

Filho de uma família católica e de boas condições que se dedicava à agricultura, Francisco teve desde pequeno uma piedade especial: aprendeu muito pequenos as orações que seus pais lhe ensinaram, assistia frequentemente a Santa Missa, confessava e comungava sempre que possível.

Contudo, o que mais impressiona na vida de Francisco é sua relação com a Ordem do Carmo. Com efeito, poucos dias após seu nascimento, o pequeno Francisco foi batizado na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.

Aos 8 anos recebeu pela primeira vez Jesus Eucarístico na festa de Nossa Senhora do Carmo. Estreitou laços ainda mais fortes quando os carmelitas se instalaram na sua cidade, Montoro.

Ali mostrou especial dedicação ao ensinar as crianças necessitadas e aos mais diversos serviços da paróquia. Também foi eleito presidente da Juventude Católica de Montoro.

A Perseguição Religiosa chega a sua cidade

Mas sua relação com a Nossa Senhora do Carmo iria até o derramamento de sangue. De fato, quando Montoro foi tomada pelos comunistas, muitos cidadãos foram detidos.

Um dia, um dos milicianos viu que o jovem Francisco usava um escapulário. Francisco foi ameaçado com a prisão caso não se desfizesse do escapulário que usa. Como o jovem se recusou, os milicianos o prenderam.

Dois dias depois a cidade estava para cair nas mãos dos nacionalistas. Então os milicianos decidiram matar todos os presos. Eles invadiram a prisão portando armas de fogo, dinamites e machados e assassinaram todos que ali estavam.

Foi assim que, vestido com o escapulário do Carmo, Francisco se apresentou à Rainha do Carmelo, com a idade de 15 anos e 7 meses. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas