Gaudium news > Conferência Nacional dos Bispos do Brasil completa 69 anos de fundação

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil completa 69 anos de fundação

A CNBB é considerada a terceira conferência episcopal do mundo reconhecida pela Santa Sé.

Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil completa 69 anos de fundacao 1

Redação (14/10/2021 12:48, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está celebrando seus 69 anos de fundação. Criada no dia 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro, dez anos antes do Concílio Vaticano II, a CNBB é considerada a terceira conferência episcopal do mundo reconhecida pela Santa Sé.

Estrutura da CNBB

A CNBB possui um presidente, dois vice-presidentes e um secretário-geral, eleitos pela assembleia geral, conforme seu Estatuto Canônico. Atualmente, a Conferência é presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG); tendo como vices-presidentes: Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS), e Dom Mário Antonio Silva, Bispo de Roraima, e como secretário-geral, Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro.

Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil completa 69 anos de fundacao 2

Conferência episcopal segundo o Código de Direito Canônico

De acordo com o Código de Direito Canônico, a conferência episcopal “é um organismo permanente, é uma reunião dos bispos de uma nação ou determinado território, que exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis de seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito” (cân. 447).

Constituição Dogmática Lumen Gentium

Segundo a Constituição Dogmática Lumen Gentium (LG), as conferências episcopais são expressão e prática do “afeto colegial”, que une os Bispos organicamente entre si com o Bispo de Roma, o Papa, por vínculos fraternos, sacramentais e pastorais (LG 22-23). O documento ressalta também que “as conferências episcopais podem hoje contribuir com múltipla e fecunda força, para que este afeto colegial seja levado a uma aplicação concreta (LG 23)”.

Jubileu em preparação para os 70 anos da CNBB

Através de uma mensagem em vídeo, o Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, anunciou a abertura de um ano de celebrações, entre os dias 14 de outubro de 2021 a 14 de outubro de 2022, rumo ao marco de 70 anos de criação da Conferência Episcopal brasileira. “Celebraremos de modo reverente a trajetória de sete décadas de nossa Conferência Episcopal homenageando evangelizadores e pastores que ajudaram a tecer essa bonita história”, diz o prelado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas