Gaudium news > “Segredo de confissão é superior às leis da República”, assegura Bispo francês

“Segredo de confissão é superior às leis da República”, assegura Bispo francês

Essa afirmação causou uma série de reações na opinião pública francesa, algumas positivas e outras negativas.

Dom Eric de Moulins Beaufort

Redação (13/10/2021 15:01, Gaudium Press) Na última terça-feira, 12, o presidente da Conferência Episcopal Francesa, Dom Eric de Moulins-Beaufort se encontrou com o Ministro do Interior, Gerald Darmanin, para esclarecer sua posição sobre o segredo da confissão.

Conversa sobre o significado do sacramento da confissão

O prelado manifestou sua alegria por poder apresentar sua visão sobre “o significado do sacramento da confissão para os católicos e sobre os fundamentos teológicos, espirituais e canônicos do segredo da confissão”.

A ideia desse encontro surgiu após declarações do Bispo católico de que este segredo era superior às leis da República. Essa afirmação causou uma série de reações na opinião pública francesa, algumas positivas e outras negativas.

Confissao

O segredo de confissão não é contrário ao direito penal francês

Dom Eric de Moulins-Beaufort destacou que o encontro foi “a oportunidade de recordar que hoje, o segredo da confissão, imposto aos padres pelo direito canônico, não é contrário ao direito penal francês, como a circular da chancelaria de 11 de agosto de 2004”.

“A confissão é também um momento em que uma vítima, por exemplo uma criança, pode falar sobre o que sofreu e ter a certeza da sua inocência … porque a certeza do segredo permite-lhe entregar o que lhe é mais importante. Este momento pode então ser, com o incentivo do sacerdote que recebe esta confissão, um primeiro passo na libertação da palavra, fora do sacramento ”, diz uma nota dos Bispos franceses. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas