Gaudium news > Polônia é consagrada a São José

Polônia é consagrada a São José

O Patriarca da Sagrada Família foi apresentado como o Santo padroeiro dos tempos de crise.

Polonia e consagrada a Sao Jose 3

Polônia – Varsóvia (13/10/2021 09:53, Gaudium Press) Através de uma cerimônia realizada no Santuário Nacional de São José em Kalisz, o presidente da Conferência Episcopal Polonesa (CEP), Dom Stanislaw Gadecki, consagrou o país a São José.

Santo padroeiro dos tempos de crise

Estiveram presentes na cerimônia o núncio apostólico no país, Dom Salvatore Pennacchio; o Arcebispo primaz, Dom Wojciech Polak; Bispo de Kalisz, Dom Damian Bryl; e o custódio do Santuário, Jacek Plota.

Durante a sua homilia, Dom Stanislaw Gadecki ressaltou a importância de São José como “o Santo padroeiro dos tempos de crise. Ele foi colocado em situações difíceis e as enfrentou”. Em seguida recordou as inúmeras crises vividas no mundo atualmente, destacando a necessidade de se ter São José como patrono.

Polonia e consagrada a Sao Jose 1

São José protetor do matrimônio e da família

O prelado recordou ainda que São José é o protetor do matrimônio e da família, pois através de sua vida, nos ensinou que “amor não é apenas um sentimento ou um breve momento, mas uma decisão que dura a vida inteira. Somente o ser para o outro um dom desinteressado pode dar a qualquer pessoa uma sensação de realização e felicidade”.

“Mas o matrimônio católico como comunidade de vida e de amor não é apenas sentir a própria felicidade, mas também compartilhá-la com os outros. Esta é sua dimensão missionária, o que significa estar pronto para tornar-se um agente da bênção e graça de Deus para todos. De fato, todos os cônjuges cristãos participam da missão da Igreja”, acrescentou.

Polonia e consagrada a Sao Jose 2

São José protetor da vida e dos trabalhadores

O presidente da CEP também tratou de São José com o seu título de protetor da vida e daqueles que trabalham e procuram emprego. No primeiro caso, lamentou a crescente resistência contra o direito à vida na Polônia e no mundo. Já sobre o segundo título, assegurou que “o bom trabalho se torna bondade, misericórdia, responsabilidade, perfeição, um dos principais componentes de uma atitude religiosa. O trabalho se torna uma resposta a todo tipo de vocação humana, uma resposta ao chamado de Deus”.

Por fim, recitou a seguinte oração: “Ó bom José, tão atento à voz de Deus e ao cumprimento de sua vontade, ajuda-nos a reconhecer os sinais dos tempos e a nos engajarmos na transformação de nosso mundo”, foi sua oração. “Protege nossa pátria, para que possamos cuidar de seu desenvolvimento de forma responsável. Mostra-nos como ser fiéis a nossas promessas batismais e como ser sensíveis aos sofrimentos e às necessidades de nossas irmãs e irmãos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas