Gaudium news > Por que a Virgem do Pilar é Padroeira da Guarda Civil da Espanha?

Por que a Virgem do Pilar é Padroeira da Guarda Civil da Espanha?

Nossa Senhora do Pilar, padroeira de Zaragoza, da Hispanidade e da Guarda Civil Espanhola é celebrada no dia 12 de outubro através do mundo

Virgen del Pilar 3

Espanha – Zaragoza (12/10/2021 17:10, Gaudium Press) Celebrada no dia 12 de outubro, a festa de Nossa Senhora do Pilar é uma das mais antigas festas dedicadas a Maria Santíssima e a cada ano reúne milhares de pessoas em Zaragoza.

As origens dessa devoção se encontram ainda nos tempos apostólicos. Estando pela região de Zaragoza, na Espanha, o apóstolo São Tiago pregava a Boa-Nova do Evangelho.

Contudo insatisfeito com os resultados da evangelização, o apóstolo encontrava-se desanimado. Um dia, São Tiago ouviu os Anjos cantando e viu a própria Nossa Senhora sobre um pilar.

Além de trazer alento e ânimo para São Tiago, a Virgem Santíssima anunciou-lhe que desejava a construção de um santuário para honrá-la. E afirmou que neste santuário ela ficaria até o fim dos tempos.

A devoção à Virgem do Pilar é especialmente difundida na Espanha e nos países da América Latina. Por isso ela é a padroeira da cidade de Zaragoza e da Hispanidade.

Por que a Virgem do Pilar é a Padroeira da Guarda Civil?

Além disso, a Virgem do Pilar também é a padroeira da Guarda Civil espanhola. Na semana anterior ao dia 12 de outubro é celebrada a semana da Instituição da Guarda Civil espanhola. Contudo a razão pela qual a Virgem do Pilar é a padroeira da Guarda Civil data de 1864.

O Capelão Castrense daquela época, Dom Miguel Moreno foi designado como responsável da capelania do Colégio de Valdemoro, uma escola de polícia. Logo após sua chegada o sacerdote entronizou a imagem de Nossa Senhora do Pilar na capela do colégio.

Desde então a devoção à Santíssima Virgem se espalhou pelos jovens soldados não apenas de dito colégio, mas por toda a Espanha.

O boletim oficial do corpo militar  nomeou Nossa Senhora do Pilar como Padroeira do Colégio dos Jovens Guardas.

O número de guardas que eram devotas da Virgem do Pilar aumentou cada vez mais ao ponto de que em 1913, o Diretor Geral do Corpo Militar proclamou a Virgem do Pilar como Padroeira de toda a Guarda Civil. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas