Gaudium news > História, Oração e Frases de São Bruno

História, Oração e Frases de São Bruno

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 6 de outubro, a memória de São Bruno, Abade e fundador dos Cartuxos.

Sao Bruno 1

Redação (06/10/2023 08:00, Gaudium Press) São Bruno nasceu, no ano de 1032, na cidade alemã de Colônia. Sentindo-se chamado por Deus ao sacerdócio, foi ordenado padre. Por conta de sua inteligência, foi convidado pelo Arcebispo de Reims, a ministrar aulas na escola da Catedral. Ali continuou seus estudos, alcançando o grau de doutor e sendo nomeado reitor da Universidade.

Aos 50 anos se sentiu inspirado a servir em uma Ordem religiosa. Após curto período em um mosteiro beneditino, Bruno retirou-se para uma região chamada Cartuxa, decisão aprovada e abençoada por São Hugo, Bispo de Grenoble. Em junho de 1084, o prelado conduziu o Santo e seus seis colegas ao deserto montanhoso de Chartreuse (Cartuxa), que deu nome à Ordem. Nesse local foi construído o eremitério.

Junto dos outros companheiros religiosos, Bruno observou absoluto silêncio, o que era um incentivo ao aprofundamento na oração e meditação das coisas divinas. Ali viveram uma rotina comunitária recitando os ofícios litúrgicos, seguindo uma obediência aos superiores, trabalhando nas plantações, transcrevendo manuscritos e livros piedosos. O lema escolhido para a Ordem foi: “Stat Crux dum volvitur orbis” (A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo dá sua órbita).

São Bruno faleceu no dia 6 de outubro de 1101. Após sua morte, ele se tornou o padroeiro da cidade de Colônia, na Alemanha. Seu corpo foi enterrado no cemitério de Nossa Senhora da Torre, tendo sido encontrado incorrupto no ano de 1515. Em 1514, o Papa Leão X autorizou aos cartuxos o culto ao seu fundador. Já no ano de 1623, o Papa Gregório XV liberou o culto a toda a Igreja.

Sao Bruno 2

Frases de São Bruno

01 – “Pelas vossas obras mostrais o que amais e o que conheceis”.

02 – “O proveito e a alegria que a solidão e o silêncio do ermo trazem a todos os que O amam, só aqueles que tiveram a experiência podem apreciar”.

03 – “Que utilidade e gozo divinos trazem consigo a solidão e o silêncio do deserto a quem os ama; só o sabem quem os experimentou”.

04 – “Aquele que persiste em qualquer pecado mortal tem um demônio dentro dele”.

05 – “Eu creio nos Santos Sacramentos da Igreja Católica em particular, creio que o pão e o vinho consagrados na Santa Missa, são o Corpo e Sangue verdadeiros de Jesus Cristo”.

Sao Bruno 1 1

Oração de São Bruno

Tu, que és meu Senhor, Tu, cuja vontade prefere à minha. Não me é possível contentar-me com palavras ao apresentar-te minha oração. Escuta meu grito que te suplica como um imenso clamor…

Tu, de quem me constituis servo: Te rogo-te com insistência, até merecer atingir teu favor. Pois não almejo um bem da terra; não peço mais do que o que devo pedir: só a Ti…

Tem piedade de mim! E como imensa é tua misericórdia e grande meu pecado, tem piedade de mim imensamente em proporção à tua misericórdia.

Então poderei cantar teus louvores, contemplando-te, Senhor. Te bendirei com uma bênção que perdurará ao longo dos séculos; te louvarei com o louvor e a contemplação, neste mundo e no outro, como Maria, de quem nos diz o Evangelho, que escolheu a parte melhor. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas