Gaudium news > História, Oração e Frases de São Jerônimo

História, Oração e Frases de São Jerônimo

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 30 de setembro, a memória de São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja.

Sao Jeronimo 3

Redação (30/09/2023 08:00, Gaudium Press) São Jerônimo nasceu em Dalmácia no ano de 342. Com a herança dos pais foi estudar em Roma. Uma visita às catacumbas lhe despertou o interesse em decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Após um sonho que teve, no qual Nosso Senhor Jesus Cristo lhe dizia que Jerônimo não era cristão pois não havia abraçado as Sagradas Escrituras, se converteu e foi batizado.

Em seguida, iniciou seus estudos de teologia e seguiu em peregrinação para a Terra Santa, entretanto, por motivos de saúde, se viu obrigado a permanecer em Antioquia. Querendo seguir uma vida de oração e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, tornando-se um eremita.

De volta a Roma, no ano de 379 foi ordenado sacerdote. O Bispo Paulino o apresentou ao Papa Dâmaso como um exegeta e profundo conhecedor das línguas bíblicas, o que fez com que o Pontífice o escolhe-se como secretário e lhe incumbisse a função de revisar uma antiga tradução dos quatro Evangelhos em latim. Trabalho que foi concluído com sucesso antes da morte de São Dâmaso, em 384.

Mais tarde, São Jerônimo se dedicou completamente na tradução do Antigo Testamento para o latim a partir dos textos originais em hebraico e grego. Seu trabalho prolongou-se por quinze anos, do ano 390 a 405. Essa tradução, unida aos textos do Novo Testamento, chamou-se ‘Vulgata’, que quer dizer, em língua vulgar ou comum. Até o ano 1530, a Vulgata era a única versão oficial da Bíblia usada na Igreja. Posteriormente ela foi traduzida para os idiomas modernos, pois o povo começou a não saber mais falar latim. São Jerônimo morreu no ano de 419.

Sao Jeronimo

Frases de São Jerônimo

01 – “Quando rezamos falamos com Deus, quando lemos a Sagrada Escritura é Deus que nos fala”.

02 – “Comece agora o que você será daqui para frente”.

03 – “Quanto mais importunas e perseverantes as nossas orações, mais agradáveis a Deus”.

04 – “A principal virtude da mulher é o pudor. Perdido este, vão-se as demais virtudes”.

05 – “Muitos começam bem, mas são poucos os que perseveram”.

Sao Jeronimo 1

06 – “Arranja sempre alguma coisa por fazer, para que o demônio te veja sempre ocupado”.

07 – “Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo!”.

08 – “Permanece firme apegado à Doutrina Tradicional que te foi ensinada para que possa exortar segundo a Sã Doutrina e rebater aqueles que a contradizem”.

09 – “A Divina Providência tudo dirige e, o que considerais como um mal, é remédio”.

10 – “O amor não tem preço, e amizade que pode ter fim nunca foi amizade verdadeira”.

Sao Jeronimo 2

Oração a São Jerônimo

Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.

São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se deem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos; ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas