Gaudium news > Catedral de Nápoles divulga programação da Festa de São Gennaro

Catedral de Nápoles divulga programação da Festa de São Gennaro

O fenômeno da liquefação do sangue de São Gennaro, que ocorre três vezes ao ano, tem um estreito vínculo com a história de Nápoles.

Catedral de Napoles divulga programacao da Festa de Sao Gennaro

Itália – Nápoles (16/09/2021 15:28, Gaudium Press) No próximo dia 18 de setembro, o Arcebispo de Nápoles, Dom Domenico Battaglia celebrará a festa patronal de São Gennaro. A celebração será iniciada através do acendimento da lâmpada votiva nas relíquias do Santo e da recitação das Primeiras Vésperas presidida pelo prelado na Catedral da cidade italiana.

Memória litúrgica de São Gennaro

No dia seguinte, 19, data em que se celebra a memória litúrgica de São Gennaro, a Catedral será aberta às 08h, podendo ser visitada pelos devotos até às 21h. Às 10h, Dom Battaglia irá até a Capela do Tesouro, para levar as ampolas com o sangue do Santo. Em seguida, presidirá uma Santa Missa Solene, durante a qual, se o milagre da liquefação do Sangue ocorrer, ele fará o anúncio aos presentes.

San Gennaro

Exposição da ampola com o sangue de São Gennaro

Ao término da celebração, antes da bênção final, o Arcebispo de Nápoles percorrerá a nave central da Catedral, levando a ampola com o sangue de São Gennaro para fora do templo, para que os fiéis possam ver. Neste dia, haverá outras celebrações às 12h30, 17h e 18h30.

Celebração da oitava de Ação de Graças

Entre os dias 20 a 27 de setembro será celebrada a Oitava de Ação de Graças. Uma Santa Missa será celebrada às 09h na Capela do Tesouro. Ao término da celebração, a ampola com o Sangue de São Gennaro será exposta para a veneração do povo até às 12h30. A oração será retomada das 16h30 às 18h30, com a celebração de outra Santa Missa.

Milagre de San Gennaro

O milagre da liquefação

A liquefação do sangue de São Gennaro ocorre três vezes por ano: no sábado anterior ao primeiro domingo de maio, por ocasião do translado dos restos mortais do santo a Nápoles; em 19 de setembro, data de sua festa litúrgica; e 16 de dezembro, aniversário da intercessão de São Gennaro para evitar os efeitos da erupção do vulcão Vesúvio no ano 1631. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas