Gaudium news > Afinal, o que é ser fariseu?

Afinal, o que é ser fariseu?

Ser fariseu consiste em praticar sem ser, ou ser sem praticar?  A liturgia deste XXII Domingo do Tempo Comum nos permite refletir sobre a doutrina a respeito do verdadeiro fariseu e de algumas de suas  características.

fariseus hipocritas

Redação (4:06 , Gaudium Press) A conjugação da Liturgia da Palavra, neste XXII Domingo do Tempo Comum, nos apresenta na primeira leitura (cf. Dt 4, 1-2. 6-8) a promulgação de uma Lei Eterna, da qual nada deve ser acrescentado ou suprimido: os Dez Mandamentos. Na 2º leitura, São Tiago exorta a sermos “praticantes da palavra e não meros ouvintes” (cf. Tg 1, 22). No evangelho, porém, algo parece contraditório: os fariseus incitam a Nosso Senhor a praticar a lei mosaica. Mas Ele, por sua vez, os repreende por tal atitude. Ora, como explicar este aparente paradoxo?

A resposta está nas próprias palavras de Nosso Senhor: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens” (Mc 7, 6-8). Eis a descrição do fariseu.

O fariseu não é aquele que não cumpre nenhuma lei; mas sim aquele que a altera, ou a deturpa. Como? Deixando de lado o mandamento de Deus – e este está contido no decálogo – para seguir a tradição dos homens, o mundo e a moda.

Assim, jamais um fariseu negará toda a lei, mas ele porá em evidência somente o que lhe é cômodo, deixando de lado o que lhe é mais custoso. Saberá cumprir aquilo que mais facilmente se aproxima dos preceitos mundanos, e recusar os mandatos divinos. O fariseu troca a caridade pela filantropia, a humildade pela pusilanimidade, a religião pelo sentimento, a verdade pelo erro.

Ser ou praticar?

Alguém perguntará: então, o fariseu é apenas aquele que prática o que não é, interiormente?

Não! Respondo. O fariseu é também aquele que deseja ser sem praticar, como afirma São Tiago na segunda leitura (cf. Tg 1, 22. 27).

De fato, que adianta alguém dizer que ama a Deus se pratica o oposto? Neste caso, amputa-se não a lei, mas a natureza, pois sendo o homem um ser racional, deve viver mediante seu pensar, e pensar de acordo com suas obras; caso contrário, estará enganando-se a si e aos outros. De um coração que ama a Deus não podem sair “más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo” (Mc 7, 22-23). Não raro, é o exterior que revela o interior.

Portanto, a liturgia de hoje nos exorta a sermos os verdadeiros filhos do Pai das Luzes, ouvindo e vivendo a palavra de Deus em cada dia de nossas vidas, para que, no final desta trajetória terrena, mereçamos habitar no seu Santo Monte Celeste.

Por Thiago Resende

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas