Gaudium news > Arquidiocese de Fortaleza promove mais uma edição da Caminhada com Maria

Arquidiocese de Fortaleza promove mais uma edição da Caminhada com Maria

Esta foi a 19ª edição da Caminhada com Maria, que no dia 5 de junho de 2015 foi declarada patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Arquidiocese de Fortaleza promove mais uma edicao da Caminhada com Maria 1

Redação (16/08/2021 16:33, Gaudium Press) A Arquidiocese de Fortaleza realizou no último domingo, 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, padroeira da capital cearense, a décima nona edição da Caminhada com Maria.

O evento deste ano, assim como em 2020, foi totalmente no formato online e seguiu o tema “Caminhando com Maria, em Jesus somos todos irmãos” e a citação bíblica “Quem é minha Mãe? Quem são meus irmãos? … Quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12,50).

Demonstração pública de devoção mariana

A Caminhada com Maria é um momento especial para os católicos que vivem em Fortaleza, pois é uma das ocasiões na qual podem demonstrar publicamente sua devoção à Nossa Senhora. Anualmente, fiéis da capital cearense se reúnem em torno daquela que subiu aos céus de corpo e alma, para agradecê-la pelas graças concedidas.

Durante a abertura do evento, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, manifestou sua alegria pela celebração “sentimos tão felizes de poder hoje mais uma vez em quase vinte anos realizar a Caminhada com Maria na festa de Nossa Senhora ao céu, padroeira da cidade de Fortaleza”. A primeira edição da procissão mariana ocorreu no ano de 2003, por ocasião do Jubileu de 150 anos de criação da Diocese do Ceará.

Arquidiocese de Fortaleza promove mais uma edicao da Caminhada com Maria 2

Programação teve mais de dez horas de duração

Segundo o Padre Watson Façanha, coordenador arquidiocesano de pastoral, a Caminhada “é um momento forte em que o povo de Deus de nossa Arquidiocese, se põe em oração com a Virgem assunta ao céu meditando os mistérios da passagem salvífica do Filho de Deus aqui na terra. Caminho de Fé, caminhada de discípulos rumo ao céu”.

Com mais de dez horas de duração, a programação foi iniciada às 9h, com uma Missa Solene no Santuário dedicado a Santa, no bairro Vila Velha, e contou com a recitação do Santo Rosário dividido entre as quatro Regiões Episcopais Metropolitanas que estão em Fortaleza, já que Nossa Senhora da Assunção é padroeira municipal.

Arquidiocese de Fortaleza promove mais uma edicao da Caminhada com Maria

Coroação da imagem de Nossa Senhora pelas mãos do Arcebispo

A coroação da imagem de Nossa Senhora pelas mãos do próprio Arcebispo Dom José Antônio foi um dos momentos mais aguardados do evento religioso, que foi transmitido através das redes sociais da Arquidiocese de Fortaleza, além das rádio Shalom AM e FM Dom Bosco 96,1. De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese, aproximadamente 50 mil pessoas participaram do evento.

No dia 5 de junho de 2015 a Caminhada com Maria foi declarada patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas