Gaudium news > Papa Francisco comenta a Carta aos Gálatas em retomada das audiências gerais

Papa Francisco comenta a Carta aos Gálatas em retomada das audiências gerais

Essa foi a terceira catequese do Pontífice dedicada ao tema. Nas catequeses anteriores, ele comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelo discípulo na obra de evangelização na Galácia.

Papa Francisco comenta a Carta aos Galatas em retomada das audiencias gerais 1

Redação (04/08/2021 17:08, Gaudium Press) Em sua primeira audiência após a pausa de verão, o Papa Francisco continuou a tratar sobre sobre a Carta aos Gálatas seguindo o tema “O Evangelho é um só”. Essa foi a terceira catequese do Pontífice dedicada ao tema. Nas catequeses anteriores, ele comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelo discípulo na obra de evangelização na Galácia.

Papa Francisco comenta a Carta aos Galatas em retomada das audiencias gerais 2

Um simples servo de Jesus Cristo escolhido para anunciar o Evangelho

Apresentando-se como um simples servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus, Paulo afirma que não pode fazer outra coisa senão dedicar-se com todas as suas forças a esta missão.

“Compreende-se a tristeza, a desilusão e até a amarga ironia do Apóstolo em relação aos Gálatas, que aos seus olhos tomam um caminho errado, que os levará a um ponto de não retorno. O eixo em torno do qual tudo gira é o Evangelho, que se exprime com quatro verbos: ‘Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado, e ressurgiu no terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas’”, comenta.

Papa Francisco comenta a Carta aos Galatas em retomada das audiencias gerais 3

O Evangelho é um só

Francisco explica então que, diante de um dom tão grande, o Apóstolo não consegue explicar porque os Gálatas pensam em aceitar outro “evangelho”. Entretanto, eles ainda não abandonaram o Evangelho de Jesus e o Apóstolo sabe que ainda há tempo para salvá-los do erro. “O Evangelho é um só e é aquele que ele anunciou; não pode haver outro”, diz Paulo.

“Paulo não diz que o verdadeiro Evangelho é o seu, porque foi ele que o anunciou, não! Isto seria presunçoso, seria vanglória. Aliás, afirma que o ‘seu’ Evangelho, o mesmo que os outros Apóstolos anunciavam noutros lugares, é o único autêntico, porque é o de Jesus Cristo”, destaca o Papa.

O Evangelho pregado por mim não tem nada de humano

Em sua carta aos Gálatas, São Paulo assegura que “o Evangelho pregado por mim não tem nada de humano. Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo (Gl 1, 11)”. Utilizando termos duros, conclui dizendo que “a Fé em Jesus não é uma mercadoria a negociar”.

O Pontífice conclui dizendo que o Apóstolo tinha consciência “de que a sua missão é de natureza divina e, por isso, é movido por um entusiasmo total pela novidade do Evangelho. A sua ansiedade pastoral leva-o a ser severo, porque vê o grande risco que os jovens cristãos enfrentam. A palavra clara e decisiva de Paulo foi saudável para os Gálatas e é salutar também para nós”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas