Gaudium news > Convento da Penha pronto para Festa do Perdão de Assis

Convento da Penha pronto para Festa do Perdão de Assis

O ‘Perdão de Assis’ é uma Indulgência concedida àquelas pessoas que, arrependidas do pecado cometido e com espírito contrito, peregrinem até a Igreja da Porciúncula em Assis ou a qualquer templo franciscano no mundo.

Convento da Penha pronto para Festa do Perdao de Assis 1

Redação (29/07/2021 09:47, Gaudium Press) O Convento da Penha, no Espírito Santo, está preparado para celebrar, na próxima sexta-feira, 30, a tradicional festa do Perdão de Assis, conhecida como a Celebração da Reconciliação.

Por conta das novas medidas sanitárias, será permitida a presença de quinhentas pessoas no evento, que deverão se inscrever no site do Convento. A cerimônia também será transmitida através das redes sociais do Convento: Facebook, YouTube e Instagram.

Somos chamados ao exercício do perdão

Os organizadores da iniciativa ressaltam que “temos vivido tempos sombrios, difíceis, sobretudo por conta da pandemia”. Mas também é “o tempo da graça, o tempo da redenção. É tempo de abrir-se ao reencontro consigo mesmo num exercício de humildade, reconhecimento da falta cometida e na generosa disposição de apostar na possibilidade do recomeço”.

Destacando que o nosso chamado ao exercício do perdão, explicam que o “perdão é a capacidade de ir ao chão, tanto para quem perdoa quanto para quem pede o perdão. Quem pede o perdão se dispõe a descer da montanha do próprio orgulho, a vencer os obstáculos da própria prepotência e a encontrar-se no chão de sua mais plena verdade, cheia de beleza, mas portadora de limites. Quem é perdoado, sente-se livre das amarras do desprezo e da ira”.

Convento da Penha pronto para Festa do Perdao de Assis

Origem da Festa do Perdão de Assis

A bela tradição franciscana da Festa do Perdão nasceu em 1216, quando São Francisco, em oração na Igreja da Porciúncula, teve uma visão na qual Nosso Senhor Jesus Cristo lhe perguntava o que ele desejava para que as almas fossem salvas.

A resposta do Santo foi imediata: “Apesar de ser um miserável pecador, Te peço que todos aqueles penitentes que vierem visitar esta Igreja recebam um amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as suas culpas”. A Indulgência do Perdão de Assis foi aprovada pelo Papa Honorius III. Quando o Pontífice perguntou ao Santo por quantos anos ele desejava que as pessoas recebessem a indulgência Francisco responde: “Santidade não quero anos, eu quero almas!”

Sendo assim, podem receber a indulgência do Perdão de Assis, todos aqueles que confessam e comungam, com desejos sinceros de viver a obediência à vontade de Deus. Basta ir hoje a uma Igreja paroquial ou franciscana, rezar o Pai Nosso, o Credo e uma oração pelo Papa. Os que visitarem a Igreja da Porciúncula, em Assis, na Itália, podem receber a mesma graça durante todo o ano, conforme um especial decreto da Penitenciaria Apostólica datado de 15 de julho 1988 (Portiuncolae sacrae aedes). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas