Gaudium news > L’Osservatore Romano completa 160 anos de existência

L’Osservatore Romano completa 160 anos de existência

O jornal do Papa, como também é conhecido, é publicado diariamente e pode ser lido em sete idiomas.

LOsservatore Romano completa 160 anos de existencia 1

Cidade do Vaticano (02/07/2021 09:37, Gaudium Press) O L’Osservatore Romano, jornal diário da Santa Sé, completou na última quinta-feira, 1º de julho, seus 160 anos de existência, sendo o mais antigo jornal diário ativo entre os impressos na Cidade Eterna.

LOsservatore Romano completa 160 anos de existencia 2

A missão do L’Osservatore Romano

Por ocasião dessa efeméride, o Papa Francisco escreveu um texto no qual ressalta sua paixão pelo L’Osservatore Romano, jornal que lia semanalmente na Argentina e que segundo ele, “é um vínculo com a Santa Sé, com o Magistério e com a vida da Igreja, com a história da Igreja”.

O Papa Paulo VI dizia que a missão deste jornal pode ser resumida em “documentar o pensamento, as palavras, as obras do Papa e da Santa Sé e oferecer ao leitor chaves para interpretar a realidade histórica e espiritual do catolicismo e do tempo”.

LOsservatore Romano completa 160 anos de existencia 3 1

Suplementos especiais

Como forma de celebrar os 160 anos do jornal do Papa, entre os dias 1 a 5 de julho, serão publicados cinco suplementos especiais. Uma série de outras iniciativas estão programadas para ocorrer ao longo do ano.

Além disso, também serão publicadas cinco edições especiais com artigos dos editores-chefe de alguns dos principais jornais italianos e internacionais: El País, Le Monde, Avvenire, Corriere della Sera, La Repubblica, Folha de São Paulo, Limes entre outros.

Os editores responderão às seguintes perguntas: “Se é verdade que estamos vivendo uma ‘mudança de época’, como o jornalismo está mudando e como queremos que ele mude? A encíclica Fratelli tutti pode ser uma indicação para o caminho de um ‘jornalismo de fraternidade’ como resposta à crise que a chegada da pandemia repropôs de forma dramática e ineludível?”.

Meditação do Evangelho dominical

Desde o dia 1° de julho, a meditação semanal sobre o Evangelho do domingo está sob a responsabilidade de cinco mulheres especialistas em Bíblia e espiritualidade, algumas das quais já são colaboradoras da revista feminina “Donne Chiesa Mondo”.

Essa série de meditações redigidas por mulheres foi iniciada pela Abadessa da Abadia Beneditina de Viboldone, Irmã Maria Ignazia Angelini, e contará ainda com a colaboração de Lucia Vantini, Rosalba Manes, Rosella Barzotti e Irmã Fulvia Sieni.

LOsservatore Romano completa 160 anos de existencia 4

Impressão diária

O L’Osservatore Romano é impresso diariamente, exceto aos domingos e feriados religiosos do calendário do Vaticano, sendo editado em italiano. As encíclicas e outros documentos pontifícios muitas vezes são publicados em latim.

Com o tempo, o jornal do Papa foi se internacionalizando e atualmente é publicado em sete idiomas: francês, espanhol, inglês, português, alemão, polonês e Malayalam (um idioma falado no sudoeste da Índia). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas