Gaudium news > Condenações judiciais de cristãos na Argélia são preocupantes

Condenações judiciais de cristãos na Argélia são preocupantes

Os convertidos ao cristianismo, comumente do Islã, devem manter sua nova fé de uma forma “discreta”.

Argelia 700x524 1

Redação (30/06/2021 13:03, Gaudium Press) As recentes decisões de condenar alguns cristãos e o fechamento de locais de culto na Argélia levaram a Comissão dos Estados Unidos para a Liberdade Religiosa Internacional a dizer que “o país está indo na direção errada”. Essa Comissão foi criada pelo governo dos EUA como uma entidade bipartidária e independente que faz recomendações ao presidente, ao secretário de Estado e ao congresso sobre a questão da liberdade religiosa no exterior.

Dois casos atraíram particularmente a atenção desta entidade.

Um deles, o de Hamid Soudad, 42 anos, pai de quatro filhos, que foi condenado a 5 anos de prisão por um tribunal de Oran, por ter repostado uma caricatura de Maomé em sua página do Facebook.

O outro caso é de um proprietário de uma livraria, um pastor protestante, Richid Mohamed Seighir, condenado por outro tribunal desta mesma cidade por “imprimir, armazenar ou distribuir materiais que possam ‘abalar’ a fé de um muçulmano”.

A Comissão dos EUA para a Liberdade Religiosa Internacional também destaca a recente ordem de um tribunal administrativo de Oran que ordenou a lacração de três locais de culto cristão, que já haviam sido obrigados a fechar pelo governo no ano passado.

Departamento de Estado dos EUA é convidado a colocar Argélia em lista de “vigilância especial”

Frederick A. Davie, membro desta Comissão, qualificou as decisões judiciais como “tentativas flagrantes de negar aos cristãos argelinos seu direito à liberdade de religião e crença”.

“Encorajamos os funcionários do governo dos EUA a acatar os recursos contra essas decisões para demonstrar nosso firme comprometimento com a liberdade religiosa dos cristãos e de todas as minorias religiosas na Argélia”, declarou. Ele também sugeriu que o Departamento de Estado americano colocasse a Argélia em sua “lista de vigilância especial” por “participar ou tolerar graves violações à liberdade religiosa”.

Igualmente é verdade que, de acordo com a entidade especializada Open Doors, a situação na Argélia melhorou em termos de liberdade religiosa. Mas isso é devido a “uma redução substancial dos incidentes de violência contra os cristãos”.

Mons. Paul Desfarges, Arcebispo de Argel, atribui esse declínio “ao fato de que os novos discípulos vivem sua fé discretamente e com respeito ao Islã. E um caminho de aceitação está sendo feito gradualmente na Argélia”.

Mas é evidente que essa discrição se deve principalmente aos sérios riscos que correm em seu ambiente aqueles que declaram terem se convertido ao cristianismo.

Com informações CNA.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas