Gaudium news > Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Caçador, em Santa Catarina

Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Caçador, em Santa Catarina

O Padre Cleocir Bonetti assumiu a Diocese catarinense, até então vacante, sucedendo Dom Severino Clasen, atual Arcebispo de Maringá.

Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Cacador em Santa Catarina

Redação (30/06/2021 09:11, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 30, o Papa Francisco nomeou o Padre Cleocir Bonetti como novo Bispo para a Diocese de Caçador (SC). O sacerdote sucederá Dom Severino Clasen, que após ser nomeado Arcebispo de Maringá no dia 1º junho de 2020, deixou a Diocese de Caçador vacante.

Biografia do Padre Bonetti

Nascido no dia 7 de agosto de 1972 em São Valentim, no Rio Grande do Sul, Cleocir Bonetti cursou Filosofia no Seminário Maior de Viamão/RS e Teologia no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo/RS, o ITEPA. Fez pós-graduação em Psicopedagogia, em Viamão, e mestrado em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália (2005-2008).

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 6 de fevereiro de 1999, sendo incardinado na Diocese de Erexim. Ali ocupou as seguintes funções: assistente do Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima (1999-2001); vigário paroquial da Paróquia de São Cristóvão em Erexim/RS (2002-2005); reitor do Seminário Maior (2009-2014); pároco das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, em Barão de Cotegipe/RS (2015-2016), e de São Tiago em Aratiba/RS (2016-2017).

O sacerdote também foi vigário geral, professor de História da Igreja no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo/RS, representante do clero de Erexim e coordenador da Comissão dos Presbíteros do Regional Sul 3 da CNBB.

Mensagem da CNBB

Através de uma mensagem publicada em seu website, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou sua alegria pela nomeação do Padre Cleocir para a Diocese catarinense. A entidade também agradeceu ao Papa Francisco pela nomeação, ressaltando que ela fortalecerá a presença da Igreja no regional Sul 4 da CNBB. Por fim, a presidência da CNBB desejou ao Padre Cleocir “que seu ministério como Bispo da Diocese de Caçador seja profícuo em bênçãos e frutos!”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas