Gaudium news > Iniciado Sínodo para eleger novo Patriarca dos Católicos Armênios

Iniciado Sínodo para eleger novo Patriarca dos Católicos Armênios

A Igreja Católica Armênia é uma Igreja Católica Oriental sui iuris em plena comunhão com a Santa Sé que aceita a autoridade e primazia do Papa. Sua sede fica em Bzoummar, no Líbano.

A Igreja Católica Armênia é uma Igreja Católica Oriental sui iuris em plena comunhão com a Santa Sé que aceita a autoridade e primazia do Papa. Sua sede fica em Bzoummar, no Líbano.

Bzommar  – Líbano (23/06/2021, 13:20,Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 23 de junho, em Bzommar, Líbano, teve início o Sínodo dos Bispos da Igreja Católica Armênia, convocado para eleger o sucessor do Patriarca Armênio Católico Krikor Bedros XX Ghabroyan, que faleceu no último dia 25 de maio, aos 86 anos.

Doze membros do Sínodo da Igreja Armênia escolhem o novo Patriarca

A assembleia sinodal é realizada no convento de Nossa Senhora de Bzommar, que abriga a sede patriarcal armênio-católica.

A Assembleia Sinodal Eletiva foi convocada por Boutros Marayati, Arcebispo Católico Armênio de Aleppo, que desde 26 de maio é administrador da Igreja Patriarcal da Cilícia dos Armênios, por ser o mais antigo prelado por ordenação, de acordo com o disposto no artigo 127 do o Código dos Cânones das Igrejas Orientais Católicas.

A principal tarefa do Arcebispo Marayati é convocar o Sínodo da Igreja Católica Armênia para eleger o novo Patriarca.

Na assembleia eletiva participam doze membros do Sínodo da Igreja Católica Armênia, oriundos das sedes episcopais espalhadas no Oriente Médio e nos países de maior concentração da diáspora armênia.

Reunião com o Papa Francisco

O novo patriarca católico armênio, uma vez eleito, participará do encontro convocado em Roma no dia 1º de julho pelo Papa Francisco para refletir junto com os principais líderes das comunidades cristãs libanesas sobre a preocupante situação no Líbano. (JSG)

 

(Com Informações FIDES, foto abouna.org)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas