Gaudium news > Vaticano concede Indulgência Plenária no I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Vaticano concede Indulgência Plenária no I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

A Penitenciária Apostólica anunciou que na celebração do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, 25 de julho, haverá possibilidade de se obter indulgência plenária.

 

 

A Penitenciária Apostólica anunciou que na celebração do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, 25 de julho, haverá possibilidade de se obter indulgência plenária.

Cidade do Vaticano (22/06/2021, 14:22, Gaudium Press) A Penitenciária Apostólica (Santa Sé) anunciou hoje que a celebração do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a 25 de julho, vai contar com a possibilidade de se obter indulgência plenária.

Indulgência Plenária no Código de Direito Canônico

A indulgência é definida no Código de Direito Canónico (cf. cân. 992) e no Catecismo da Igreja Católica (n.º 1471) como “a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada”, que o fiel obtém em “certas e determinadas condições pela ação da Igreja”.

A possibilidade de obtenção de indulgência plenária, sob as condições tradicionais na doutrina católica (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice) estende-se à celebração presidida pelo Papa e às que vão decorrer em todo o mundo, bem como a quem dedique tempo para “visitar real ou virtualmente os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade”.

“Poderão igualmente lucrar a indulgência plenária, pressupostos o desapego a qualquer pecado e a intenção de cumprir assim que possível as três condições, os idosos doentes e todos os que, impossibilitados de sair de casa por grave motivo, se unirem espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso as suas orações, dores e sofrimentos da própria vida”, acrescenta o decreto assinado pelo cardeal Mauro Piacenza, penitenciário-mor.

Papa Francisco presidirá Missa com Avós e Idosos na Basílica de São Pedro

O Papa vai presidir à Missa, com avós e idosos da Diocese de Roma, no dia 25 de julho, pelas 10h00, na Basílica de São Pedro, com participação limitada.

A Santa Sé recomendou a cada diocese e cada paróquia a dedicar uma das Missas dominicais para a celebração do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos; nos dias mais próximos desta data, sugere-se que se organizem celebrações eucarísticas ou momentos de oração em hospitais e lares de idosos. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas