Gaudium news > Seminário Maior de Coimbra é classificado como monumento nacional

Seminário Maior de Coimbra é classificado como monumento nacional

Segundo o decreto governamental, “trata-se de um edifício antecedido por um belo e aparatoso jardim, traçado já no século XIX”.

Seminario Maior de Coimbra e classificado como monumento nacional

Portugal – Coimbra (08/06/2021 16:40, Gaudium Press) Através de um decreto publicado na última segunda-feira, 7 de junho, no Diário da República, o governo português classificou o edifício do Seminário Maior de Coimbra como monumento de interesse nacional.

Mais um Monumento Nacional para a cidade e Igreja de Coimbra

Após a divulgação da decisão, os responsáveis pelo Seminário Maior de Coimbra publicaram uma nota manifestando sua alegria pela notícia. “A cidade e a Igreja de Coimbra conta com mais um Monumento Nacional – um orgulho e uma responsabilidade. Queremos estar à altura deste enorme desafio”, diz o documento.

Testemunho notável de vivências e fatos históricos

Esta nova classificação do Seminário Maior de Coimbra reconhece “o seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, ao seu interesse como testemunho notável de vivências e fatos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua concepção arquitetônica, urbanística e paisagística e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva”.

Construção do Seminário Maior de Coimbra

A construção do Seminário Maior de Coimbra foi iniciada no ano de 1748, a pedido do Bispo Dom Miguel de Anunciação. Segundo o decreto governamental, “trata-se de um edifício antecedido por um belo e aparatoso jardim, traçado já no século XIX, com um arranjo que se deve ao bispo-conde Dom Manuel Correia de Bastos Pina, que determinou igualmente a construção dos dois edifícios laterais, entre 1873 e 1880”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas