Gaudium news > Cardeal Damasceno lança pedra fundamental de Santuário dedicado a Frei Galvão

Cardeal Damasceno lança pedra fundamental de Santuário dedicado a Frei Galvão

Segundo o purpurado, a ideia de criar um santuário dedicado ao primeiro santo brasileiro surgiu após a sua canonização, em 2007.

Cardeal Damasceno lanca pedra fundamental de Santuario dedicado a Frei Galvao 4

Redação (08/06/2021 11:58, Gaudium Press) Na manhã do último sábado, 5 de junho, o Arcebispo Emérito de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidiu uma Santa Missa seguida pela bênção do terreno no qual será erguido o novo Santuário dedicado a Frei Galvão.

Além do purpurado, também estiveram presentes o reitor do Santuário, Frei Diego Melo; o Ministro Provincial, Frei César Külkamp; o Bispo Diocesano de Osasco, Dom João Bosco; o vice-presidente da Canção Nova, Padre Wagner Ferreira da Silva; o reitor do Santuário Nacional, Padre Carlos Eduardo Catalfo; entre outros religiosos, religiosas, seminaristas e fiéis.

Cardeal Damasceno lanca pedra fundamental de Santuario dedicado a Frei Galvao 1

História da criação do Santuário dedicado a Frei Galvão

O Cardeal Damasceno manifestou sua alegria por retornar a Guaratinguetá, região na qual visitou inúmeras vezes como Arcebispo de Aparecida entre os anos 2004 e 2016. Ressaltando ser um dia histórico para a Arquidiocese de Aparecida e para a cidade de Guaratinguetá, pois foram iniciadas as obras do Santuário “dedicado a um filho desta terra, o primeiro brasileiro a ser declarado Santo”.

Em seguida explicou que a ideia de criação de um santuário dedicado a Frei Galvão surgiu após a sua canonização, em 2007. No dia 8 de dezembro de 2010, a Arquidiocese de Aparecida decidiu erigir um Santuário em homenagem ao santo. A Igreja no Jardim do Vale, dedicada a São José e a Frei Galvão, passou a ser dedicada ao segundo padroeiro, como uma forma de “homenagear o primeiro santo brasileiro, o filho mais ilustre de Guaratinguetá e uma maneira de perpetuar a sua memória e difundir o seu culto”.

O momento mais aguardado da cerimônia foi o lançamento da pedra fundamental, que é considerado um marco histórico do início da construção do novo Santuário. O ato foi simbolizado através do plantio de 20 mudas de árvores, que foram regadas com água recolhida das nascentes e abençoadas pelo Cardeal Damasceno.

Cardeal Damasceno lanca pedra fundamental de Santuario dedicado a Frei Galvao 2

Projeto do Novo Santuário de Frei Galvão

A Prefeitura de Guaratinguetá aprovou, no dia 14 de junho de 2018, o projeto do novo Santuário Frei Galvão, que contempla uma área de construção de 52.016,42 mil m². Neste espaço se reunirão a Igreja com capacidade para 3 mil fiéis, as Capelas devocionais (do Santíssimo, de São José e de Confissões), a Praça de Celebrações, com capacidade para 10 mil fiéis, o Monumento de Frei Galvão (com 28 metros de altura), o Mirante que poderá receber até 70 fiéis, o Centro de Memória e Cultura (com auditório, exposições e livraria), estacionamentos e área administrativa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas