Gaudium news > Nossa Senhora Aparecida: 90 anos oficialmente padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida: 90 anos oficialmente padroeira do Brasil

Em 1931, há 90 anos, o povo brasileiro tinha oficialmente proclamada como Padroeira aquela que já reinava em seus corações.

Em 1931, há 90 anos, o povo brasileiro tinha oficialmente proclamada como Padroeira aquela que já reinava em seus corações.

 

 

Redação (28/05/2021, 18:03,  Gaudium Press) Encontrada por três pescadores nas águas do rio Paraíba, uma imagem feita em terra cota representava a Imaculada Conceição. Encontrar ali aquela imagem já foi um milagre, as redes passarem a trazer tanto peixe foi outro milagre.

A devoção da Virgem Mãe de Deus crescer tão depressa foi mais outro milagre, porém o maior milagre acontecido foi de os brasileiros passarem a ter a certeza de que a Virgem Mãe da Conceição Aparecida jamais abandonaria seus filhos da Terra de Santa Cruz.

Aparecida: uma história que no Brasil não se cansa de contar

Em 1717, após a pesca da imagem da Imaculada Conceição, as redes dos três pescadores João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso se encheram de peixes.

Era um prenúncio, um claro sinal da presença protetora da Mãe de Deus não só para aqueles homens mas para todo o povo do pequeno vilarejo de Guaratinguetá.

E todos recordam que assim como aconteceu nas bodas de Caná, a Santa Mãe de Deus não permitiu que aqueles pobres pescadores, não tivessem nada a oferecer para o banquete que queriam oferecer a dom Pedro de Almeida e Portugal, o conde de Assumar, que, na época era governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais.

Como reconhecimento desta proteção maternal, começava na pequena vila dos pescadores, com um altar improvisado dentro dos casebres, a devoção à Virgem que mais tarde seria proclamada padroeira da Nação brasileira.

Aparecida: vinda do fundo das águas, tornou-se Mãe, Rainha e Padroeira do Brasil

A devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida tomou logo seus contornos, cresceu e difundiu-se rapidamente. O vilarejo dos pescadores em pouco tempo tornou-se uma das cidades mais visitadas do Brasil.

Em 1748, apenas 30 anos após a pesca milagrosa, o jesuíta Pe. Francisco da Silveira escrevia a crônica de uma missão realizada no local e dizia:

“Aquela imagem foi moldada em argila, sua cor é escura, mas famosa por muitos milagres realizados. Muitos afluem de lugares afastados, pedindo ajuda para suas próprias necessidades. ”

A construção de uma das maiores Igrejas do mundo tornou-se a casa preferida dos católicos de todo o País e também do mundo.

Mas, mesmo que os brasileiros tivessem escolhido Nossa Senhora Aparecida como sua protetora, foi somente em 1930 que o Papa Pio XI aceitou o pedido dos Bispos brasileiros e assinou o decreto que oficializava Nossa Senhora Aparecida padroeira da Nação.

Uma proclamação desejada e esperada com ansiedade

Em 1931 Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi finalmente reconhecida e proclamada Padroeira da Terra de Santa Cruz.

Com o anúncio da proclamação, as festividades da celebração solene foram preparadas na então capital brasileira, o Rio de Janeiro. A data escolhida para a proclamação oficial foi o dia 31 de maio de 1931.

A celebração reuniu cerca de um milhão de pessoas e contou com a presença da imagem original de Aparecida, que pela primeira vez deixava o Santuário.

Durante a Missa Solene, Dom Sebastião Leme leu a declaração do Papa e, assim, o povo brasileiro tinha oficialmente proclamada como Padroeira aquela que já reinava em seus corações. (JSG)

(Informações VaticanNews)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas