Gaudium news > Padre Jordan, fundador do Salvatorianos, foi declarado Beato

Padre Jordan, fundador do Salvatorianos, foi declarado Beato

O Beato Francisco Maria da Cruz Jordan procurou levar uma vida tendo como missão levar a todos, tornar conhecida, amada e servida a palavra de Jesus.

O Beato Francisco Maria da Cruz Jordan procurou levar uma vida tendo como missão levar a todos, tornar conhecida, amada e servida a palavra de Jesus.Roma (15/05/2021, 17:00, Gaudium Press) Padre Francisco Maria da Cruz Jordan, fundador da Sociedade do Divino Salvador e da Congregação das Irmãs do Divino Salvador, mais conhecido como Padre Jordan, foi Beatificado neste sábado, 15 de maio.

O rito de beatificação foi presidido pelo cardeal Vigário do Papa para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis, durante Missa celebrada na Basílica Romana de São João de Latrão.

Durante a homilia o Vigário do Papa sublinhou que a intuição carismática do Beato Francisco guiou muitas mulheres e homens de diferentes nações e línguas para o seguimento do Evangelho e graças à obra da família Salvatoriana contribuiu para a difusão da mensagem de salvação em mais de 50 países.”

Meditar as Escrituras, anunciar com sabedoria e proclamar a comunhão apostólica

O cardeal De Donatis, recordando o testemunho do novo Beato, destacou três de seus pensamentos:

“O primeiro é meditar a Escritura”: para Padre Jordan, somente “frequentando” a Escritura, lendo e meditando sobre ela, “se adquire a sabedoria espiritual para a proclamação”;

O segundo pensamento é a síntese da obra missionária do Beato Francisco da Cruz: “Anunciar a todos, para salvar todos”.

O terceiro pensamento é a comunhão apostólica, “a unidade que somos chamados a testemunhar em vida”, recordou o Cardeal Vigário.

Dando continuidade a sua homilia, o Cardeal comentou dois verbos que são repetidos muitas vezes nos textos do Beato Francisco: anunciar e salvar.

Para o Cardeal Vigário, são dois verbos que são necessários e devem ressoar no tempo em que vivemos. Um tempo que precisa de “uma proclamação de amor, de uma perspectiva de salvação, de um olhar para o céu, para a eternidade, para superar o vazio, o tédio, a apatia, a indiferença, a superficialidade”.

A missão do Beato Jordan: difundir a Fé, tornar conhecida a Palavra de Deus

O Beato Francisco Maria da Cruz Jordan procurou levar uma vida tendo como objetivo uma missão: levar a todos e tornar conhecida, amada e sevida a palavra de Jesus.

Nascido em 16 de junho de 1848, ele entrou no seminário aos 29 anos de idade e foi ordenado sacerdote em 1878.

Enquanto estava na Terra Santa, foi inspirado a fundar uma obra totalmente dedicada a difundir a fé. Para isso, ele fundou em Roma, no dia 8 de dezembro de 1881, a Sociedade do Divino Salvador, cujos membros passaram a ser conhecidos como “Salvatorianos”.

Sete anos depois, ele fundou a Congregação das Irmãs do Divino Salvador, as Salvatorianas, em Tivoli, próximo de Roma.

No primeiro Capítulo Geral da Sociedade do Divino Salvador, em 1902, ele foi eleito Superior Geral vitalício. Com a deflagração da Primeira Guerra Mundial ele se mudou para Friburgo.

Já em 1890, a Congregação da Propaganda Fide confiou-lhe a Prefeitura Apostólica da missão em Assam, no nordeste da Índia. Posteriormente, a obra do padre Francisco Jordan iniciou seu ministério em vários países da Europa e na América.

Em 1915, com o intensificar-se da Primeira Guerra Mundial, o governo da Sociedade teve que transferir-se para a Suíça.

O novo Beato morreu em 8 de setembro de 1918 em Tafers, perto de Friburgo (Suíça) e foi sepultado, por ordem do bispo diocesano, na igreja paroquial.

Em 1956, seus restos mortais foram transferidos para Roma e colocados na capela lateral da Casa Mãe da Sociedade do Divino Salvador.

Seu processo de beatificação teve início em Roma em 1942.
Padre Francisco Jordan foi declarado Venerável em 14 de janeiro de 2011 pelo Papa emérito Bento XVI e o decreto do milagre foi aprovado em 19 de junho de 2020 pelo Papa Francisco. (JSG)

(Com informações Vicariato de Roma

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas