Gaudium news > Associação de Juristas Católicos é implantada na Arquidiocese de Aracaju

Associação de Juristas Católicos é implantada na Arquidiocese de Aracaju

A cerimônia de implantação, presidida por Dom João José Costa na Cúria Metropolitana, contou com a participação de integrantes da diretoria da entidade.

Associacao de Juristas Catolicos e implantada na Arquidiocese de Aracaju 2

Sergipe – Aracaju (11/05/2021 13:43, Gaudium Press) A Arquidiocese de Aracaju, Sergipe, conta desde o final do mês de abril, com a recém-criada Associação de Juristas Católicos (AJUCAT). A cerimônia de implantação, que ocorreu na Cúria Metropolitana, foi presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa e contou com a participação de integrantes da diretoria da entidade.

Segundo o Arcebispo metropolitano, a AJUCAT terá um papel fundamental na promoção da democracia, da liberdade e da justiça social; na proteção da vida humana, desde a concepção até a morte natural, sem exceções; na defesa da Fé e promoção da Doutrina Social da Igreja e das leis eclesiásticas, especialmente as contidas no Código de Direito Canônico.

Associacao de Juristas Catolicos e implantada na Arquidiocese de Aracaju

Objetivos e estatuto da AJUCAT

O objetivo geral da AJUCAT é “integrar profissionais e acadêmicos do âmbito do Direito e da Justiça, cujo intento se fundamente na preservação de uma atuação técnica das ciências jurídicas e dos valores cristãos da ética moral católica em todas as esferas sociais da vida pública e privada”.

No Estatuto da AJUCAT são elencados os seguintes objetivos específicos: refletir sobre os problemas do mundo contemporâneo, ratificando a defesa da Dignidade Humana e o apelo constante às suas garantias fundamentais e deveres decorrentes; difundir a doutrina e o ensinamento social da Igreja, afirmando a proteção da vida humana e da família, a partir da conscientização acerca de seus direitos, garantias e deveres fundamentais; defender e promover a democracia, a liberdade e a justiça social.

Associacao de Juristas Catolicos e implantada na Arquidiocese de Aracaju 1

Diretoria executiva da AJUCAT

Segundo a diretoria executiva da AJUCAT, a Associação nasce na perspectiva do próximo, que “não é somente aquele que está perto e/ou se aproxima, mas é, notadamente, o que buscamos: o ferido, periférico e marginalizado pelas violações de direitos individuais, sociais e fraternos, já defendidos na Constituição Federal e em nossa Igreja Particular”.

O primeiro presidente da AJUCAT é o advogado Adelmo Santos Júnior, que ressaltou que a experiência concreta com outras Associações de Juristas Católicos contribuiu para reflexão, discernimento e unidade de sua constituição. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas