Gaudium news > Papa Francisco estabelecerá formalmente o “ministério de catequista”

Papa Francisco estabelecerá formalmente o “ministério de catequista”

 

A catequese é uma “forma de serviço que se realiza na comunidade cristã”, “como um verdadeiro e genuíno ministério da Igreja”, diz Papa.

A catequese é uma "forma de serviço que se realiza na comunidade cristã", "como um verdadeiro e genuíno ministério da Igreja", diz Papa

Redação (06/05/2021, 13:25, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou que o Papa Francisco criará formalmente um ministério oficial para os catequistas.

A criação formal, junto com detalhes de funcionamento e estruturação serão anunciados na próxima terça-feira, 11 de maio, através de um Motu Proprio denominado “Antiquum ministerium”.

O presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, se encarregará de apresentar o “Antiquum ministerium” juntamente com o Bispo alemão Franz-Peter Tebartz-van Elst, delegado da Catequese do Dicastério.

Ser “catequista é uma vocação”, portanto, “não se trabalha como catequista ”. diz Papa

É sabido que o Pontífice tinha essa ideia desde há alguns anos, pois em uma vídeo mensagem de 2018 feita para os participantes de um congresso internacional sobre o tema, Francisco afirmou claramente que “o catequista é uma vocação”, portanto, “não se trabalha como catequista ”.

Um papel para o qual Francisco afirmou na sua mensagem “é da responsabilidade do primeiro anúncio”.

Catequista levará o primeiro anúncio às almas em um mundo carregado de “indiferença religiosa”

Dentro do atual contexto de “indiferença religiosa – disse o Papa – a sua palavra será sempre um primeiro anúncio, que atinge o coração e a mente de muitas pessoas que esperam encontrar Cristo”.

A catequese é uma “forma de serviço que se realiza na comunidade cristã”, “como um verdadeiro e genuíno ministério da Igreja”, diz Papa

Para o Papa Francisco, a catequese é um serviço a ser vivido com intensidade de fé, conforme ele mesmo destacou no dia 31 de janeiro, na Audiência com os participantes do encontro promovido pela Direção Nacional para a Catequese do Episcopado Italiano. (JSG)

(Foto AsiaNews)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas