Gaudium news > O Batismo é o início do caminho de Fé, diz Cardeal Tagle a filipinos de Roma

O Batismo é o início do caminho de Fé, diz Cardeal Tagle a filipinos de Roma

Os pais são chamados a cultivar o dom da fé, os padrinhos serão bons padrinhos se ajudarem os pais a fazer crescer os filhos na fé.

Os pais são chamados a cultivar o dom da fé, os padrinhos dos batizados serão bons padrinhos se ajudarem os pais a fazer crescer os filhos na fé.

Redação (15/04/2021, 13:50, Gaudium Press) “O batismo é o início de um caminho de fé.” Os pais, que educam os filhos dando-lhes educação, alimentação, formação, também são chamados a cultivar o dom da fé “e a torná-los participantes da oração e da vida da comunidade cristã”.

Desse modo se expressou o Cardeal Dom Luís Antônio Tagle, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, durante a homilia de uma Santa Missa celebrada na última segunda-feira, 12 de abril, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, na qual batizou duas crianças filipinas, um menino e uma menina.

Significado profundo do sacramento do Batismo que, às vezes, é reduzido a um mero costume

A missa presidida pelo cardeal Tagle fazia parte das celebrações organizadas pela Capelania filipina em Roma para marcar os 500 anos de cristianismo nas Filipinas (1521-2021).

O Prefeito da Propaganda Fide recordou aos pais o significado profundo do sacramento do Batismo que, “às vezes, é reduzido a um costume” ou mesmo “considerado secundário em relação à celebração com a família e amigos, onde o significado profundo pode ser perdido”.

O Cardeal Tagle dirigiu-se também aos padrinhos dos batizados: “Mais do que dar dinheiro aos afilhados”, disse-lhes, “torna-se um bom padrinho e madrinha com o dom de ajudar os pais a fazer crescer os filhos na fé”.

A Capelania filipina em Roma

A celebração, foi organizada pela Capelania das Filipinas em Roma, só pôde atender um número limitado de pessoas dentro da Basílica devido aos protocolos sanitários anticovid.

Para alcançar muitos outros fiéis, a missa foi transmitida pelo Facebook e uma transmissão ao vivo foi organizada em uma tela gigante na Basílica de Santa Pudenziana, a igreja destinada à colônia filipina na Itália.

A celebração, organizada pela Capelania filipina em Roma, só pôde ser assistida por um número limitado de pessoas dentro da Basílica, devido aos protocolos de saúde anti-Covid. Para alcançar muitos outros fiéis, a missa foi transmitida no Facebook e foi organizada também uma transmissão ao vivo em uma grande tela na Basílica de Santa Pudenziana, a igreja nacional dos filipinos em Roma.

Mais de 150 mil filipinos vivem na Itália, a maioria deles trabalhadores migrantes, presentes principalmente nas cidades de Roma e Milão.

(Informações Fides, Foto VaticanMedia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas