Gaudium news > Sem oração a fé se extingue, sem fé tudo se desmorona, diz Papa na Audiência Geral

Sem oração a fé se extingue, sem fé tudo se desmorona, diz Papa na Audiência Geral

A tarefa essencial da Igreja é rezar, educar para rezar, transmitir de geração em geração a lâmpada da fé com o óleo da oração: sem oração, a fé se apaga.

A tarefa essencial da Igreja é rezar, educar para rezar, transmitir de geração em geração a lâmpada da fé com o óleo da oração: sem oração, a fé se apaga.

Cidade do Vaticano (14/04/2021, 11:13, Gaudium Press) Ao realizar a Audiência Geral desta quarta-feira (14/04), o Papa Francisco falou desde a Biblioteca do Palácio Apostólico. E sua catequese teve como tema “A Igreja mestra de oração”.

A Igreja é uma grande escola de Oração, é a mestra da Oração

O Papa afirmou, logo no início de suas palavras, que “A Igreja é uma grande escola de oração”.

Francisco recordou: “Muitos de nós aprendemos a silabar as primeiras orações enquanto estávamos no colo dos pais ou dos avós. Talvez conservemos a memória da mãe e do pai que nos ensinavam a recitar as orações antes de dormir. Estes momentos de recolhimento são frequentemente aqueles em que os pais ouvem algumas confidências íntimas dos filhos e podem dar os seus conselhos inspirados pelo Evangelho”.

A seguir, o Papa recordou que “no caminho do crescimento, há outros encontros, com outras testemunhas e mestres de oração”.

O Papa lembrou: “A vida de uma paróquia e de cada comunidade cristã é cadenciada pelos tempos da liturgia e da oração comunitária. Aquele dom, que na infância recebemos com simplicidade, compreendemos que é um patrimônio grande e muito rico, e que a experiência da oração merece ser aprofundada cada vez mais”.

“O sopro da fé é a oração: crescemos na fé tanto quanto aprendemos a rezar. Depois de certas passagens da vida, compreendemos que sem fé não poderíamos ter bom êxito e que a oração foi a nossa força. Não só a oração pessoal, mas também a dos irmãos e irmãs, e da comunidade que nos acompanhou e apoiou”, sublinhou Francisco.

Tudo que floresce na Igreja, nasce na oração, cresce na oração

Na Igreja florescem continuamente comunidades e grupos dedicados à oração e alguns cristãos fazem da oração a ação principal dos seus dias, disse Francisco, recordado que na Igreja existem mosteiros, conventos e eremitérios onde vivem pessoas consagradas a Deus, comunidades de oração que irradiam espiritualidade.

O Pontífice considera vital a ação desses grupos na Igreja pois tudo na Igreja nasce na oração, e tudo cresce graças à oração. 

“Quando o Inimigo, o Maligno, quer combater, quer agir contra a Igreja, o faz primeiro procurando secar as suas fontes, impedindo-as de rezar”, disse o Papa.

A lâmpada da Fé continuará acesa enquanto houver nela o óleo da oração

Caminhando para a conclusão de suas reflexões, o Pontífice ainda recordou um trecho do Evangelho onde São Lucas apresenta uma pergunta de Jesus:
“Quando vier o Filho do Homem, encontrará fé sobre a terra?”.

Francisco reflete:  Jesus encontrará apenas organizações, como um grupo de empresários da fé, todos bem organizados, que fazem beneficência, muitas coisas ou encontrará fé?

Com essa pergunta, o Pontífice afirma com ousadia que “Podemos concluir que a lâmpada da fé estará sempre acesa na terra, enquanto houver o óleo da oração”.

Para Francisco, a oração “é o que leva adiante a fé e leva adiante a nossa vida pobre, frágil e pecadora, mas a oração a leva adiante com certeza”. Por isso o Papa exorta: “Uma pergunta que nós, cristãos, devemos nos fazer é: eu rezo? Rezamos? Como rezo?”

Mas, ressalta Francisco: “Rezo como papagaio ou rezo com o coração? Rezo com a certeza de que estou na Igreja ou rezo um pouco de acordo com minhas ideias e faço com que minhas ideias se tornem oração?” Para o Pontífice, “Esta é uma oração pagã, não cristã”.

A lâmpada da fé estará sempre acesa na terra enquanto houver o óleo da oração

E ele volta a afirmar: “Podemos concluir que a lâmpada da fé estará sempre acesa na terra enquanto houver o óleo da oração”.

Na conclusão de sua reflexão o Papa Francisco ressalta seu pensamento afirmando:  

“Esta é uma tarefa essencial da Igreja: rezar e educar para rezar. Transmitir de geração em geração a lâmpada da fé com o óleo da oração.
A lâmpada da fé que ilumina, arruma realmente as coisas como são, mas só pode ir adiante com o óleo da fé. Ao contrário, se apaga. 
Sem a luz desta lâmpada, não poderíamos ver o caminho para evangelizar. (…)

“Sem fé, tudo se desmorona; e sem a oração, a fé se extingue. Por isso a Igreja, que é casa e escola de comunhão, é casa e escola de oração”, concluiu o Pontífice. (JSG)

(Com informações e Foto VaticanNews)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas