Gaudium news > “14º Congresso Mariológico de Aparecida” será em maio

“14º Congresso Mariológico de Aparecida” será em maio

O 14º “Congresso Mariológico” será realizado pela Academia Marial de Aparecida em parceria com a Faculdade Dehoniana  e terá como tema: “Maria e Eucaristia à luz do Magnificat no Ano de São José”.

O 14º “Congresso Mariológico” será realizado pela Academia Marial de Aparecida em parceria com a Faculdade Dehoniana  e terá como tema: “Maria e Eucaristia à luz do Magnificat no Ano de São José”.

Redação (09/04/202, 11:01, Gaudium Press) O “Congresso Mariológico de Aparecida” é um tradicional encontro que reúne teólogos e estudiosos católicos para se aprofundarem nos conhecimentos sobre a Virgem Maria, a Santa Mãe de Deus.

“Maria e Eucaristia à luz do Magnificat no Ano de São José”

Já em sua 14ª Edição, o tradicional evento religioso deverá acontecer pela primeira vez de forma virtual entre os dias 18 e 21 de maio deste ano. 

Os teólogos e estudiosos da figura da Santíssima Virgem terão como objetivo principal, em 2021, estudar e refletir sobre o tema “Maria e Eucaristia à luz do Magnificat no Ano de São José”.

O evento será realizado pela Academia Marial de Aparecida em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté.

O “14º Congresso Mariológico de Aparecida” estava inicialmente marcado para ser realizado em 2020, porém, a data foi adiada.
A medida foi tomada tendo em vista a crise sanitária e as restrições de mobilização impostas pela pandemia do coronavírus que provocou o surgimento da Covid-19.

Nossa Senhora: o Sacrário que trouxe em seu ventre o próprio Jesus, Filho de Deus

O diretor da Academia informou também que, neste ano, os estudos se desenvolvem em torno da Eucaristia e do Magnificat.
Ele explicou que, de acordo com as Sagradas Escrituras e a Tradição Católica, o cântico do Magnífico foi entoado por Nossa Senhora quando, em sua gravidez, trazia em seu seio virginal a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A temática, portanto se relaciona ainda com o 18º “Congresso Eucarístico Nacional”, previsto para ser realizado em novembro de 2022, na Arquidiocese de Olinda e Recife.

Padre José Ulysses esclarece ainda que “Nossa Senhora é a mulher eucarística por excelência. Ela fez de seu Magnificat uma prece eucarística, tal a beleza destas palavras. Naquele momento ela era tal qual um altar, já que ela levava em seu ventre divino o próprio Jesus”.

Motivado pela pandemia, o Congresso será realizado de forma virtual, online

Padre José Ulysses da Silva, diretor da Academia Marial de Aparecida, explicou:
“Acreditávamos que a situação estaria melhor agora e que seria possível fazer o Congresso presencial, como aconteceu nos outros anos. Porém, como o cenário de pandemia ainda persiste, vamos realiza-lo neste formato virtual, possibilitando a participação de um número maior de pessoas”.

Congresso com vagas limitadas

O “14º Congresso Mariológico de Aparecida” terá uma programação dividida em três eixos temáticos que serão estudados ao longo dos quatro dias de evento.
No dia 18, acontece a abertura com a participação do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; dia 19, será abordada a exegese e mensagem bíblica do Magnificat.
No dia 20, Maria será apresentada como “mulher eucarística”. Já, no último dia do encontro, 21 de maio, as conferências serão centradas na Eucaristia e no Magnificat.

“Convidamos todos os que puderem participar para que se inscrevam. Será um bonito Congresso Mariológico e quem participar sairá ainda mais enriquecido com estes estudos”, diz o diretor da Academia Marial de Aparecida.

As vagas para o Congresso são limitadas. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de maio e informações podem ser obtidas em: a12.com/congressomariologico. (JSG) 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas