Gaudium news > Quinta-feira Santa: Papa preside Missa do Crisma na Basílica de São Pedro

Quinta-feira Santa: Papa preside Missa do Crisma na Basílica de São Pedro

Existe uma “Cruz no anúncio do Evangelho”: “Cruz que salva”; cruz “pacificada com o Sangue de Jesus, Cruz com o poder da vitória de Cristo que nos liberta do Maligno”.

Existe uma “Cruz no anúncio do Evangelho”: “Cruz que salva”; cruz "pacificada com o Sangue de Jesus, Cruz com o poder da vitória de Cristo que nos liberta do Maligno”.
Cidade do Vaticano (01/04/2021, 14:30, Gaudium Press) “A palavra de Jesus tem o poder de trazer à tona o que está no coração, que geralmente é uma mistura, como o trigo e o joio”, lembrou o Papa Francisco esta manhã na missa do Crisma celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Durante a missa foi consagrado o crisma e bento o óleo dos catecúmenos e dos enfermos. O diácono derramou substâncias perfumadas na ânfora contendo o óleo do Santo Crisma.

O Papa, depois de soprar no frasco crismal, fez uma oração. O diácono então derramou as substâncias perfumadas na ânfora contendo o óleo do Santo Crisma.
Todos os concelebrantes, sem dizer nada, estenderam a mão direita em direção ao Crisma até o final da oração.

A celebração contou com a presença de um número limitado de fiéis e membros do Conselho Presbiteral da Diocese de Roma, que renovaram as promessas feitas no dia da sua ordenação.

O anúncio do Evangelho está sempre ligado ao abraço de uma cruz concreta

Durante sua homilia, o Papa Francisco afirmou que “o anúncio do Evangelho está sempre ligado ao abraço de uma cruz concreta”.

O Papa explicou que “A luz suave da Palavra gera clareza nos corações dispostos e confusão e rejeição nos que não o são.” E “Isso vemos constantemente no Evangelho.”

O anúncio da Boa Nova dá frutos, mas está misteriosamente ligado à perseguição e à Cruz

Francisco recordou que a boa semente lançada no campo dá frutos, mas também desperta a inveja do inimigo que obsessivamente começa a semear discórdia durante a noite:
A ternura do pai misericordioso atrai irresistivelmente o filho pródigo para casa, mas também desperta a indignação e o ressentimento do filho mais velho.

A generosidade do dono da vinha é motivo de gratidão para os trabalhadores de última hora, mas é também motivo de duros comentários para os primeiros, que se sentem ofendidos porque o seu dono é bom.

A proximidade de Jesus, que vai comer com pecadores, conquista corações como os de Zaqueu, Mateus, da Samaritana, mas também provoca sentimentos de desprezo em quem se acredita justo.

Todos esses exemplos “nos fazem ver que o anúncio da Boa Nova está misteriosamente ligado à perseguição e à Cruz”.

Continuando, o Papa lembrou que “a Cruz está presente na vida do Senhor no início de seu ministério e antes mesmo de seu nascimento.

Já está presente na primeira perturbação de Maria antes do anúncio do Anjo;
está presente na insônia de José, quando ele se sente obrigado a abandonar sua esposa prometida; está presente na perseguição de Herodes e nas agruras sofridas pela Sagrada Família, igual à de tantas famílias que devem ser exiladas de sua pátria ”.

O Papa destacou que esta realidade “leva-nos a compreender que a Cruz não é um acontecimento posterior, eventual, produto de uma conjuntura na vida do Senhor”.

Quando chegou sua hora, Jesus “abraçou a cruz inteira. Porque na Cruz não há ambiguidade! A cruz não é negociada ”.

A Cruz no anúncio do Evangelho é “uma Cruz que salva”, uma Cruz com poder de vitória, que vence o mal liberta do Maligno

Outra reflexão do Papa refere-se à ação do demônio: A serpente, “ao ver o indefeso crucificado, morde-o e tenta envenenar e negar toda a sua obra. Uma mordida que visa escandalizar, imobilizar e tornar estéril e insignificante todo serviço e sacrifício de amor pelos outros ”.

No entanto, “com Jesus crucificado as coisas se inverteram: ao morder a Carne do Senhor, o demônio não o envenenou, mas, pelo contrário, junto com o anzol da Cruz engoliu a Carne de Senhor, que era veneno para ele e tornou-se para nós o antídoto que neutraliza a força do Maligno ”.

Existe uma “Cruz no anúncio do Evangelho”, mas é “uma Cruz que salva”.
“Pacificada com o Sangue de Jesus, é uma Cruz com o poder da vitória de Cristo que vence o mal, que nos liberta do Maligno.”

“Abraçá-la com Jesus e como Ele – disse o Pontífice – permite-nos discernir e rejeitar o veneno do escândalo com que o diabo tentará nos envenenar quando uma cruz inesperadamente entrar em nossas vidas”. (JSG)

(Com informações e foto Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas