Gaudium news > “Jesus é uma pessoa ou um personagem?”, questiona Cardeal Cantalamessa

“Jesus é uma pessoa ou um personagem?”, questiona Cardeal Cantalamessa

O pregador da Casa Pontifícia lamentou que para muitos cristãos Jesus seja um personagem, ao invés de uma pessoa.

Jesus e uma pessoa ou um personagem questiona Cardeal Cantalamessa

Cidade do Vaticano (26/03/2021 12:15, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 26 de março, o pregador da Casa Pontifícia, Cardeal Raniero Cantalamessa, conduziu a quarta e última pregação da Quaresma seguindo o tema “Jesus de Nazaré: uma pessoa”.

Logo no início da meditação, o frei capuchinho explicou que a proposta para este encontro era se aprofundar na ideia de que “Jesus de Nazaré está vivo! Não é uma memória do passado; não é apenas um personagem, mas uma pessoa. Vive ‘segundo o Espírito’, certo, mas este é um modo de viver mais forte do que aquele ‘segundo a carne’, porque lhe permite viver dentro de nós, não fora, ou ao lado”.

Segundo o religioso, foi Tertuliano quem utilizou pela primeira vez a fórmula “uma pessoa” aplicada a Cristo. Entretanto, foram necessários dois séculos de reflexão para entender o seu significado e como poderia se conciliar com as duas naturezas de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Polonia celebra os 100 anos de sua consagracao ao Sagrado Coracao de Jesus

A pessoa de Cristo

O pregador da Casa Pontifícia ressaltou que em nossos dias, há os que negam que Cristo seja uma pessoa “divina”, preferindo dizer que é uma pessoa “humana” na qual Deus habita, ou opera, de modo único e excelso, mas ninguém nega que Cristo seja “uma pessoa”.

Ele salienta ainda que o mais importante a respeito do dogma de Cristo ‘uma pessoa’, “não é tanto o adjetivo ‘uma’, mas o substantivo ‘pessoa’. Não tanto o fato de que seja ‘um e idêntico em si mesmo’, mas que seja ‘pessoa’”.

Ele justifica essa afirmação frisando que “isto significa descobrir e proclamar que Jesus Cristo não é uma ideia, um problema histórico. Nem mesmo apenas um personagem, mas uma pessoa e uma pessoa viva! Isto, de fato, é o que falta e do que temos extrema necessidade, para não deixar que o cristianismo se reduza a ideologia, ou simplesmente a teologia”.

Deus manifesta seu inesgotável amor pelos homens abrindo-lhes as portas do convívio trinitário por meio da obra redentora de seu Filho.

“Pessoa”, em Deus, significa relação

Em seguida tratou do conceito de pessoa no âmbito da Trindade. Para isso, utilizou os exemplos de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, que chegaram à conclusão de que “pessoa”, em Deus, significa relação. “O Pai é tal pela sua relação com Filho. Todo o seu ser consiste nesta relação, como o Filho é tal pela sua relação com o Pai.”

Cantalamessa frisou que isto vale de modo eminente para as pessoas divinas da Trindade, mas também vale para cada pessoa no âmbito criado. “Não se conhece a pessoa na sua realidade, a não ser entrando em “relação” com ela. Eis porque não se pode conhecer Jesus como pessoa, a não ser entrando em uma relação pessoal. Nós não podemos nos contentar em crer na fórmula “uma pessoa”; devemos alcançar a própria pessoa e, mediante a fé e a oração, “tocá-la”, salientou.

Convertei vos e crede no Evangelho primeira pregacao de Jesus

Para mim, Jesus é uma pessoa, ou somente um personagem?

Frei Cantalamessa interpelou os participantes da meditação propondo que cada um perguntasse a si mesmo “para mim, Jesus é uma pessoa, ou somente um personagem?”. Em seguida explicou a diferença: “O personagem – tipo Júlio César, Leonardo da Vinci, Napoleão – é alguém de quem se pode falar e escrever o quanto queira, mas com o qual é impossível falar”.

O religioso lamentou que para muitos cristãos Jesus seja um personagem, ao invés de uma pessoa. E alertou que “se permanecermos no plano da Fé objetiva, sem desenvolver uma relação existencial com ele, ele permanece externo a nós, toca-nos a mente, mas não aquece o coração. Permanece, apesar de tudo, no passado; entre nós e ele se interpõem, inconscientemente, vinte séculos de distância”.

Concluindo sua meditação, o Cardeal Raniero Cantalamessa recordou que “daqui a uma semana será Sexta-feira Santa e, logo depois, Domingo da Ressurreição. Ressurgindo, Jesus não voltou à vida de antes como Lázaro, mas a uma vida melhor, livre de todo afã. Esperemos que seja assim também para nós. Que do sepulcro em que a pandemia nos manteve encerrados por um ano, o mundo – como nos repete continuamente o Santo Padre – saia melhor, não o mesmo de antes”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas