Gaudium news > Vaticano divulga agenda de celebrações do Papa durante a Semana Santa

Vaticano divulga agenda de celebrações do Papa durante a Semana Santa

O Papa Francisco presidirá as tradicionais celebrações litúrgicas da Semana Santa 2021 na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Divulgadas modificações nas celebrações presididas pelo Papa Francisco durante a Semana Santa.

Cidade do Vaticano (23/03/2021 15:03, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou nesta terça-feira, 23, a agenda com os compromissos do Papa Francisco desde o Domingo de Ramos até a segunda-feira após a Páscoa.

As celebrações serão realizadas com uma presença limitada de fiéis, respeitando as medidas sanitárias impostas em tempos de pandemia de Covid-19. Portanto, não se verá os milhares de fiéis que normalmente participavam presencialmente dessas cerimônias.

domingo de ramos papa 2020

Domingo de Ramos, Missa do Crisma e Quinta-feira Santa

A Missa do Domingo de Ramos, será iniciada às 10h30 (5h30 no horário de Brasília) no Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro. Já a Missa do Crisma será presidida pelo Papa Francisco na quinta-feira, 1º de abril, às 10 horas (5h da manhã no horário de Brasília), também no altar da Cátedra.

A Missa do Lava-pés, também conhecida como celebração ‘in Coena Domini’, será realizada a partir das 18h e não contará com a presença do Santo Padre. A cerimônia será presidida pelo Cardeal decano do Colégio cardinalício, Giovanni Battista Re.

via sacra coliseu papa

Via Sacra de Sexta-feira Santa

Na Sexta-feira Santa o Papa Francisco terá dois compromissos: a celebração da Paixão na Basílica de São Pedro às 18h (13h no Brasil); e a Via Sacra montada sobre o átrio da Basílica vaticana às 21h (16h no Brasil). As meditações da Via Sacra deste ano foram confiadas ao Grupo Escoteiro Agesci “Foligno I” (da Úmbria) e à paróquia romana dos Santos Mártires de Uganda.

Numa época em que a palavra “contágio” é muito pronunciada, o Papa tratou em sua Mensagem de Páscoa de um contágio diferente, “o contágio da esperança”.

Sábado Santo e Missa de Páscoa

No dia 3 de abril, Sábado Santo, o Papa Francisco presidirá, às 19h30 (14h30 no Brasil), a Mãe de todas as vigílias. Já no Domingo às 10h (5h no Brasil), o Pontífice celebrará a Missa da Páscoa na Basílica de São Pedro. Ao término da celebração, fará a tradicional Mensagem e dará a Bênção Urbi et Orbi. Por fim, na segunda-feira do anjo, Francisco recitará o primeiro Regina Coeli na Biblioteca do Palácio Apostólico. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas