Gaudium news > Dia de Oração pelas Vocações: Papa indica São José como “o sonho da vocação”

Dia de Oração pelas Vocações: Papa indica São José como “o sonho da vocação”

Coração de São José, um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia, o mesmo que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias.

 Coração de São José, um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia, o mesmo que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias.

Cidade do Vaticano (19/03/2021, 10:57, Gaudium Press) A Mensagem do Papa Francisco para o próximo “Dia Mundial de Orações pelas Vocações” foi divulgada neste dia 19 de março, festividade de São José.

Foi uma oportunidade para o Papa apresentar o Santo Patrono da Igreja como modelo de paternidade e fidelidade a Deus, destacou Francisco:
“Deus vê o coração e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia. É isto mesmo que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias”.

O 58.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações será celebrado neste ano de 2021 no dia 25 de abril, quarto domingo de Páscoa. Neste ano, quando se comemora o 150.º aniversário da declaração do Santo como padroeiro da Igreja universal, o tema a ser desenvolvido neste dia de oração pelas vocações será: “São José: o sonho da vocação”.

“Moldar corações de pais, corações de mães”, recomenda Francisco em sua Mensagem

Em sua Mensagem Francisco fala da necessidade de “moldar corações de pais, corações de mães” e afirma que:
“Disto mesmo têm necessidade o sacerdócio e a vida consagrada, particularmente nos dias de hoje, nestes tempos marcados por fragilidades e tribulações devidas também à pandemia que tem suscitado incertezas e medos sobre o futuro e o próprio sentido da vida”.

São José não era famoso, aparecia pouco, mas, fez algo extraordinário aos olhos de Deus

Continuando sua Mensagem, o Pontífice enfatiza que José “não era famoso, nem se fazia notar”. Em sua vida normal, contudo, “realizou algo de extraordinário aos olhos de Deus”.

O Papa destacou que nesta fidelidade a Deus, São José “confiou plenamente” e deixou de lado os seus próprios planos.

Aliás, segundo Francisco, “É o amor que dá sentido à vida, porque revela o seu mistério. Pois só se tem a vida que se dá, só se possui de verdade a vida que se doa plenamente”, escreve.

Ao deixar de lado os próprios programas e comodidades, é que se diz verdadeiramente ‘sim’ a Deus

Continuando, o Papa apresenta São José em sua Mensagem para o Dia de Orações pelas Vocações como sendo um “ícone exemplar” do acolhimento dos projetos de Deus, que se manifesta “com mansidão” em vez de se revelar de “forma espetacular”.

“Não há fé sem risco. Só se abandonando confiadamente à graça, deixando de lado os próprios programas e comodidades, é que se diz verdadeiramente ‘sim’ a Deus”, indica o Pontífice.

São José foi a mão estendida do Pai Celeste para o seu Filho na terra. Por isso é modelo para todas as vocações

Francisco afirmou que reza para que São José ajude todos, sobretudo os jovens em discernimento, a “realizar os sonhos que Deus tem para cada um”, numa atitude de serviço e dedicação ao outro.

Segundo o Papa, São José “foi a mão estendida do Pai Celeste para o seu Filho na terra. Assim não pode deixar de ser modelo para todas as vocações, que a isto mesmo são chamadas: ser as mãos operosas do Pai em prol dos seus filhos e filhas”.

A fidelidade a Deus é para os Cristãos o “segredo da alegria”

Encerrando sua Mensagem para o 58.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa dirigiu-se mais especialmente aos vocacionados:

“É a alegria que vos desejo a vós, irmãos e irmãs que generosamente fizestes de Deus o sonho da vida, para O servir nos irmãos e irmãs que vos estão confiados, através duma fidelidade que em si mesma já é testemunho, numa época marcada por escolhas passageiras e emoções que desaparecem sem gerar a alegria”.

Que “São José, guardião das vocações, vos acompanhe com coração de pai”, concluiu Francisco. (JSG)

 

(Foto NCR)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas