Gaudium news > Missas com presença de fiéis estão suspensas na Arquidiocese de São Paulo

Missas com presença de fiéis estão suspensas na Arquidiocese de São Paulo

O Estado de São Paulo entrou na “fase emergencial” de controle da pandemia, durante a qual ficam vedadas manifestações que envolvam a participação coletiva em atividades ligadas aos templos religiosos.

Missas com presenca de fieis estao suspensas na Arquidiocese de Sao Paulo 1

São Paulo (15/03/2021 11:23, Gaudium Press) Diante do agravamento da pandemia de Covid-19, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, emitiu na última sexta-feira, 12, um documento com novas decisões sobre o funcionamento das igrejas e a realização de missas, outras celebrações e manifestações religiosas na Arquidiocese.

O purpurado recorda que o Estado de São Paulo entrou na “fase emergencial” de controle da pandemia de Covid-19, durante a qual, dentre outras medidas restritivas em relação a horários, circulação e aglomeração de pessoas, ficam vedadas manifestações que envolvam a participação coletiva em atividades ligadas aos templos religiosos.

Governo de Sao Paulo volta a fechar igrejas em todo estado

Missas com presença de fiéis estão suspensas

Aderindo ao esforço coletivo para salvar vidas, preservar a saúde das pessoas e superar a pandemia, a Arquidiocese de São Paulo declara que, a partir desta segunda-feira, 15, estão suspensas as celebrações com a participação presencial de fiéis.

Entretanto, os sacerdotes são orientados a manterem as igrejas abertas entre 6h e 19h30, limpas e ventiladas, apenas para a visita e a oração pessoal dos fiéis. Na entrada das igrejas deve ser feita a verificação da temperatura corporal, o controle do uso de máscara e a distribuição de álcool em gel. Também é recomendado que se mantenha a distância física entre as pessoas no interior dos templos.

De acordo com as possibilidades dos fiéis, recomenda-se que seja oferecido o Sacramento da Confissão e/ou a orientação espiritual pessoal, em preparação à Páscoa. Em alguns horários, também é permitido que o Santíssimo Sacramento seja exposto para a adoração e a oração pessoal dos fiéis.

Arquidioceses do Brasil voltam a suspender Missas presenciais 1

Transmissões de Missas pela internet

O Cardeal de São Paulo também recomenda que as celebrações diárias da Santa Missa sejam transmitidas através da internet por alguma das mídias disponíveis (Facebook, Instagram, Youtube etc).

Além disso, também se aconselha que também se promova “outras formas não presenciais de oração, anúncio da Palavra de Deus e aconselhamento, servindo-se dos mesmos recursos tecnológicos para transmiti-las aos fiéis, para orientar, formar, consolar e encorajar as pessoas a viverem com fé e esperança este tempo de angústia”.

Dom Odilo ressalta a necessidade de se manter contato com os paroquianos através das várias mídias e outras formas de comunicação pessoal. “Somos chamados novamente a encontrar, de maneira virtual, as pessoas e a manter unidas as comunidades, incentivando todos à vivência da fé, esperança e caridade na ‘igreja doméstica’. Reservar atenção especial aos enfermos e pessoas vulneráveis”, frisou.

Por fim, se indica aos sacerdotes para que incentivem os fiéis “à prática pessoal e comunitária das obras de misericórdia e da caridade mediante a doação de gêneros alimentícios ou de outros produtos, para a distribuição aos pobres”. E também se pede que recorde ao povo das “necessidades da manutenção do templo, do culto e da evangelização, bem como do salário dos trabalhadores das igrejas”.

Missas com presenca de fieis estao suspensas na Arquidiocese de Sao Paulo 2

Missa do Crisma e da renovação das promessas sacerdotais

Também se suspendeu a Missa do Crisma e da renovação das promessas sacerdotais, prevista para a Quinta-Feira Santa. Esta celebração litúrgica será remarcada quando houver melhores condições para fazê-lo.

O Cardeal de São Paulo conclui a mensagem na esperança de celebrar o Tríduo Pascal, a partir da Missa vespertina da Ceia do Senhor, no dia 1º de abril, com a presença dos fiéis “iniciando a celebração do Mistério Pascal de paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, ao qual somos chamados a nos unir, mais do que nunca, neste ano difícil e dramático para tantos! A vida é mais forte que a morte!”. (EPC)

(Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas