Gaudium news > Santa Sé: “uniões homossexuais não podem ser abençoadas”

Santa Sé: “uniões homossexuais não podem ser abençoadas”

Congregação da Doutrina da Fé: As uniões entre pessoas homossexuais não podem ser abençoadas ou ter algum tipo de reconhecimento religioso.

 

Congregação da Doutrina da Fé: As uniões entre pessoas homossexuais não podem ser abençoadas ou ter algum tipo de reconhecimento religioso.

Cidade do Vaticano (15/03/2021, 11:41, Gaudium Press) “A Igreja não tem o poder de conceder bênçãos às uniões do mesmo sexo, portanto, elas não podem ser consideradas legais ”.

Isso foi afirmado pela Congregação para a Doutrina da Fé, em resposta a um “dubium” que havia sido apresentado.

Não é lícito este tipo de bênção: a Igreja sequer tem poder de distribuí-la

“Não é lícito aos padres abençoar casais do mesmo sexo que solicitem algum tipo de reconhecimento religioso da sua união ”, lê-se na publicação da resposta e na nota explicativa que a acompanha, assinada a 22 de fevereiro, festa da Cátedra São Pedro, pelo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Luís Ladaria, com o consentimento do Papa Francisco e que foi divulgada apenas nesta segunda-feira, 15 de março, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

No texto da Congregação vaticana, distribuído hoje pela Sala Stampa, estão expostos alguns motivos e razões que levaram à resposta negativa ao “dubium” apresentado.

A primeira se refere à verdade e ao valor das bênçãos, que são “sacramentais”, isto é, ações litúrgicas da Igreja, e que exigem que o bem-aventurado seja “objetivamente ordenado a receber e expressar a graça, dependendo dos desígnios de Deus inscritos na Criação ”.

Risco de se compreender estas bênçãos ilegítimas, como sendo um sacramento

O texto esclarece que “as relações, mesmo estáveis, que impliquem uma práxis sexual fora do casamento ” –ou seja, fora da“ união indissolúvel de um homem e uma mulher ”, abertas à transmissão da vida– não respondem a esses “desígnios de Deus ”, mesmo que haja “elementos positivos” em tais relacionamentos.

Esta é uma consideração que afeta todas as uniões que envolvem o exercício da sexualidade fora do casamento, diz o documento.

Outro motivo de recusa do “dubium” é o risco de se compreender erroneamente estas bênçãos ilegítimas, levando a serem elas ligadas ao sacramento do matrimônio.

Finalmente, a Congregação para a Doutrina da Fé declara ilegal “toda forma de bênção que tende a reconhecer essas uniões ilegítimas. (JSG)

(Foto – Vatican Media)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas