Gaudium news > Jesus é a Luz, quem escolhe a Luz terá um julgamento de salvação, diz Papa

Jesus é a Luz, quem escolhe a Luz terá um julgamento de salvação, diz Papa

Deus envia seu Filho ao mundo não para condená-lo, mas para salvá-lo por meio de Jesus. A missão de Jesus é a missão de salvação para todos.

Deus envia seu Filho ao mundo não para condená-lo, mas para salvá-lo por meio de Jesus. A missão de Jesus é a missão de salvação para todos.

Cidade do Vaticano (15/03/2021, 9:35, Gaudium Press) No Angelus do IV Domingo de Quaresma, 14/03, o chamado “Domingo Laetare”, o Papa Francisco tratou do Evangelho proposto para a liturgia desse dia que nos diz que Deus amou tanto o mundo que entregou o Seu único Filho.

O Papa explicou que é por essa razão que este domingo é denominado “Laetare”, ou seja, “Alegrai-vos”.

Foi neste contexto que Francisco afirmou que a fonte desta alegria vem do amor de Deus, que “encontrou o seu ápice no dom do Filho a uma humanidade fraca e pecadora”.

O Papa comentou o diálogo noturno havido entre Jesus e Nicodemos: “Nicodemos, como todo membro do povo de Israel, esperava o Messias, identificando-o como um homem forte que julgaria o mundo com poder.”
“Jesus põe em crise esta expectativa ao apresentar-se sob três aspectos: o Filho do homem exaltado na cruz; o Filho de Deus enviado ao mundo para a salvação; e o aspecto da luz que distingue quem segue a verdade daqueles que seguem a mentira ”, destacou Francisco.

O Filho do homem exaltado na cruz e a serpente de bronze do deserto

Sobre o primeiro ponto, –o Filho do homem exaltado na cruz– o Papa afirmou que “o texto alude à história da serpente de bronze (cf. Nm 21, 4-9), que, por vontade de Deus, foi levantada por Moisés no deserto quando o povo foi atacado por serpentes venenosas; quem tinha sido mordido e olhou para a serpente de bronze foi curado.
Da mesma forma, Jesus foi levantado na cruz e aqueles que creem nele são curados do pecado e vivem ”.

O Filho de Deus enviado ao mundo: A missão de Jesus é a missão de salvação para todos

Dando continuidade a seus comentários, o Pontífice tratou do fato de o Filho de Deus ter sido enviado ao mundo para a salvação da humanidade:

“Deus Pai ama os homens a ponto de “dar” seu Filho: ele O deu na Encarnação e o deu entregando-o à morte”.
“O propósito deste presente de Deus –comentou Francisco– é a vida eterna dos homens”.
E, explicou ele, “Na verdade, Deus envia seu Filho ao mundo não para condená-lo, mas para salvar o mundo por meio de Jesus. A missão de Jesus é a missão de salvação para todos ”.

Jesus é a Luz, quem escolhe a Luz terá um julgamento de salvação

No terceiro ponto, Francisco destacou que o nome que Jesus atribui a si mesmo é “luz”:

“A vinda de Jesus ao mundo provoca uma escolha: quem escolhe as trevas encontrará um julgamento de condenação, quem escolhe a luz terá um julgamento de salvação”, explica.
O julgamento é consequência da livre escolha de cada um: quem pratica o mal busca as trevas, quem pratica a verdade, ou seja, quem pratica o bem, vem para a luz. Quem anda na luz, quem se aproxima da luz, faz boas obras ”, ressalta Francisco.

Como encontrar a verdadeira alegria e alegrar-se no perdão de Deus

O Papa incentivou os presentes a viverem plenamente durante a Quaresma “acolhendo a luz em nossa consciência, em particular no sacramento da Reconciliação, para abrir os nossos corações ao amor infinito de Deus, à sua misericórdia cheia de ternura e bondade”.

“Assim encontraremos a verdadeira alegria e poderemos nos alegrar no perdão de Deus que regenera e dá vida”, concluiu Francisco. (JSG)

 

(Foto VaticanMedia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas