Gaudium news > Santuário espanhol é elevado a dignidade de Basílica Menor

Santuário espanhol é elevado a dignidade de Basílica Menor

A Arquidiocese de Toledo conta agora com três Basílicas Menores: a de Nossa Senhora de Guadalupe, a de Nossa Senhora do Prado e a do Santíssimo Cristo de la Vera Cruz.

Santuario espanhol e elevado a dignidade de Basilica Menor

Espanha – Toledo (01/03/2021 09:00, Gaudium Press) O Santuário do Santíssimo Cristo de la Vera Cruz, localizado no povoado de Urda, pertencente à Arquidiocese de Toledo, Espanha, foi elevado a dignidade de “Basílica Menor”.

O decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos que confirma a elevação é datado de 2 de fevereiro de 2021, entretanto, a notícia só foi divulgada na última sexta-feira, 26 de fevereiro, pelo Arcebispo de Toledo e primaz da Espanha, Dom Francisco Cerro Chaves.

Santuario espanhol e elevado a dignidade de Basilica Menor 2

Normas para elevação de uma igreja a dignidade de Basílica Menor

De acordo com o Decreto “Domus Ecclesiae” de 9 de novembro de 1989, no qual estão descritas as normas para a concessão do título de Basílica Menor, a igreja elevada à essa dignidade deve ser “um centro exemplar de atividade litúrgica e pastoral na Diocese, além de gozar de certa ressonância na mesma, por exemplo, ao custodiar uma imagem sagrada de grande veneração”.

Indulgência Plenária

Entre as obrigações de uma Basílica Menor estão a promoção da formação litúrgica dos fiéis e a cuidadosa preparação e desenvolvimento das celebrações do Ano Litúrgico. Já entre os seus direitos está o dom da Indulgência Plenária, que pode ser recebida nas seguintes datas: no dia do aniversário da dedicação, no dia da celebração litúrgica do titular, na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo e no dia do aniversário da concessão do título de Basílica. Além disso, é permitido utilizar as chaves e a tiara pontifícia nos estandartes, nos ornamentos e no selo da Basílica

Três Basílicas Menores na Arquidiocese de Toledo

A Arquidiocese de Toledo conta agora com três Basílicas Menores: a de Nossa Senhora de Guadalupe, em Extremedura; a de Nossa Senhora do Prado, em Talavera; e a do Santíssimo Cristo de la Vera Cruz, em La Mancha. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas