Gaudium news > Governo do Paraná volta atrás e autoriza Missas presenciais com público reduzido

Governo do Paraná volta atrás e autoriza Missas presenciais com público reduzido

O decreto não possibilita flexibilizações e pode haver sanções às autoridades religiosas transgredirem as normas estabelecidas pelo governo.

catedral da luz Curitiba

Redação (26/02/2021 18:30, Gaudium Press) Após determinar em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 26 de fevereiro, que, entre várias restrições as atividades religiosas seriam realizadas apenas através de atendimento individual ou culto online, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, voltou atrás e permitiu as celebrações presenciais, desde que o público fosse de no máximo 15% da capacidade de cada templo.

O decreto não possibilita flexibilizações, explica o Arcebispo de Curitiba

Através de um comunicado enviado aos sacerdotes da Arquidiocese, o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, explicou que o decreto não possibilita flexibilizações e que “pode haver sanções às autoridades religiosas que deliberarem pela transgressão das mesmas”.

decreto arquidiocese de curitiba

Em seguida, o prelado explica que os templos terão ocupação máxima de 15% de sua capacidade, e que os fiéis do grupo de risco não devem entrar nas igrejas. Além disso, ressaltou o cuidado com a higienização das igrejas e a aferição da temperatura dos fiéis. Também incentivou as celebrações transmitidas através da internet e esclareceu que a Santa Comunhão pode ser distribuída em ambiente externo ao templo, no sistema “Drive-Thru”. Por fim, afirmou que onde for possível, poderá se celebrar em amplos espaços, entretanto, recomenda que se redobrem os cuidados em relação ao distanciamento social e higienização.

“Os meios virtuais são um eficiente meio na atual situação”, diz Dom Peruzzo

Dom Peruzzo conclui alertando que ainda estão sendo debatidas as autorizações para atividades religiosas presenciais e que a Arquidiocese deverá seguir “diligentemente o que está autorizado. Mas sem concessões ou afrouxamentos. Sejamos observantes de tudo o que favorece as pessoas e o bem comum. Ponhamos nossas comunidades em oração. Os meios virtuais são um eficiente meio na atual situação”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas