Gaudium news > Procissão de quase meio milênio é cancelada por conta da pandemia de Covid-19

Procissão de quase meio milênio é cancelada por conta da pandemia de Covid-19

A notícia foi recebida com tristeza pela Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça, que há 435 anos promove a procissão.

Procissao de quase meio milenio e cancelada por conta da pandemia de Covid 19 1

Portugal – Lisboa (25/02/2021 10:30, Gaudium Press) Todos os anos, no segundo domingo da Quaresma, a Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça realiza em Lisboa a Procissão do Senhor dos Passos da Graça, tradição que teve origem em 1587.

Neste ano de 2021, porém, será diferente. Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a capital portuguesa não poderá realizar essa procissão pela primeira vez em sua história.

Um ano único na história

A notícia foi recebida com tristeza pela Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça, que há 435 anos promove a procissão. “É um ano bastante triste para nós, é um ano que pela primeira vez a imagem do Senhor dos Passos não sai em procissão nas ruas de Lisboa”, lamentou Francisco Mendia, o provedor da instituição.

Em situações semelhantes, tal como durante as Invasões Francesas ou na implementação da República, e até mesmo na Gripe Espanhola, a Procissão do Senhor dos Passos da Graça acabou sendo realizada. Portanto, este ano realmente é único na história dessa tradição.

Francisco Mendia

Procissão do Senhor dos Passos da Graça: inspiração para outros países

Segundo Mendia, esta foi “a primeira procissão de Passos em Portugal” e serviu de inspiração para outros países como Brasil e Índia. O provedor acredita ainda que possivelmente esta seja “a maior devoção de Lisboa”.

Já para o pároco da Graça e capelão da Irmandade, cônego Jorge Dias, essa procissão em Lisboa “desperta aquilo que são os sentimentos religiosos às vezes apagados; e nos cristãos acaba por convidar a uma vivência mais profunda e mais séria do mistério pascal”.

Procissao de quase meio milenio e cancelada por conta da pandemia de Covid 19 2

Bispo auxiliar de Lisboa celebrará Missa na ocasião

No próximo domingo, o segundo da Quaresma, data na qual ocorreria a procissão, o Bispo auxiliar de Lisboa, Dom Américo Aguiar, presidirá uma Santa Missa às 11h, que será transmitida pela internet. Ao término da celebração, o prelado dará a habitual bênção à cidade de Lisboa, no Largo da Igreja da Graça. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas